Topo

Klinsmann é confirmado como novo treinador dos Estados Unidos

Novo treinador dos EUA, Klinsmann levou a seleção alemã ao terceiro lugar na Copa do Mundo-2006 - Oliver Lang/AFP
Novo treinador dos EUA, Klinsmann levou a seleção alemã ao terceiro lugar na Copa do Mundo-2006 Imagem: Oliver Lang/AFP

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

29/07/2011 14h30

A Federação Norte-Americana confirmou nesta sexta-feira o nome do novo treinador da seleção. O alemão Jürgen Klinsmann assumiu o comando da equipe no lugar de Bob Bradley, que deixou o cargo um dia antes.

“Estamos empolgados em ter Klinsmann como treinador de nossa seleção. Ele é um treinador com experiência e conhecimento para avançar nosso programa. Klinsmann teve sucesso em diferentes áreas do futebol. Estamos aguardando por sua liderança dentro e fora de campo”, afirmou Sunil Gulati, presidente da federação local.

Klinsmann, que completará 47 anos neste sábado, tornou-se um dos maiores idoso do futebol alemão. O ex-atacante se destacou por Stuttgart, Internazionale, Bayern de Munique, Monaco e Tottenham. Além disso, foi um dos mais importantes jogadores da seleção de seu país – foi campeão mundial em 1990.

Como treinador, ele comandou a Alemanha na Copa do Mundo-2006 e levou a equipe ao terceiro lugar no torneio. Klinsmann deixou o cargo logo após o Mundial. Ele ainda treinou o Bayern de Munique entre 2008 e 2009. Além disso, atuou como consultor do Toronto FC.

“Sinto-me orgulhoso e honrado por ser nomeado como técnico dos Estados Unidos. Aguardo com ansiedade para comandar a equipe no jogo contra o México e iniciar nosso caminho para a classificação para a Copa do mundo-2014”, afirmou, referindo-se ao amistoso contra os mexicanos em 10 de agosto na Filadélfia.

Klinsmann será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira, em uma cerimônia em Nova York. Curiosamente, uma das principais críticas feitas a ele quando estava à frente da Alemanha era o fato de morar nos EUA, o que atrapalharia a observação dos jogadores que atuavam na Europa.

BLOG DA REDAÇÃO: TÉCNICO ALEMÃO PODE ENSINAR MALANDRAGEM AOS EUA

Boleiros norte-americanos têm uma característica que difere radicalmente de seus vizinhos latino-americanos: eles odeiam a cera, a simulação, essa tentativa de ludibriar o árbitro que é quase inerente aos nossos jogadores. Nesse sentido, a contratação do alemão Jürgen Klinsmann como técnico da sua seleção pode acrescentar algum conhecimento extra no tópico malandragem.Veja o vídeo e entenda porque.