Topo

Gundogan é a surpresa da Alemanha em convocação para amistoso contra o Brasil

Joachim Löw elogiou jovem meia do Borussia e promoveu o retorno de Cacau - Javier Soriano/AFP Photo
Joachim Löw elogiou jovem meia do Borussia e promoveu o retorno de Cacau Imagem: Javier Soriano/AFP Photo

Das Agências Internacionais

Em Berlim (Alemanha)

04/08/2011 08h54

O técnico da Alemanha Joachim Löw convocou nesta quinta-feira 22 jogadores para o amistoso da Alemanha contra o Brasil no próximo dia 10 de agosto. A grande novidade foi a presença do meia Ilkay Gundogan, do Borussia Dortumund.

Löw justificou a convocação do meia de 20 anos ressaltando sua visão de jogo e seu progresso nas seleções de base do país. De quebra, ainda promove uma renovação no grupo visando as Eliminatórias para a Copa de 2014.

“Ilkay é um jogador técnico de muito talento, tem uma grande visão de jogo e vem tendo um progresso enorme”, elogiou o treinador.

Outra novidade é o retorno de Cacau à seleção. O brasileiro naturalizado alemão não era convocado desde a Copa da África do Sul e enfrenta seu país de origem na cidade de seu atual clube, o Stuttgart.

Nomes tradicionais da Alemanha, como o goleiro Manuel Neuer e o atacante Miroslav Klose, estão confirmados para o duelo, que será o primeiro desde 2005, quando o Brasil venceu por 3 a 2 nas semifinais da Copa das Confederações.

No retrospecto geral, o Brasil leva ampla vantagem. Só perdeu três vezes em 20 confrontos, além de ter faturado o pentacampeonato mundial justamente em cima dos adversários do amistoso.

Confira a relação completa de convocados

Goleiros: Manuel Neuer (Bayern Munich), Tim Wiese (Werder Bremen)

Defensores: Dennis Aogo (Hamburgo), Holger Badstuber (Bayern Múnich), Jerome Boateng (Bayern Múnich), Benedikt Howedes (Schalke 04), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Philipp Lahm (Bayern Múnich), Christian Träsch (Wolfsburgo).

Meio-campistas: Sven Bender (Borussia Dortmund), Cacau (Stuttgart), Mario Gotze (Borussia Dortmund), Ilkay Gundogan (Borussia Dortmund), Toni Kroos (Bayern Múnich), Thomas Muller (Bayern Múnich), Lukas Podolski (Colonia), Marco Reus (Borussia Monchengladbach), Simon Rolfes (Bayer Leverkusen), Andre Schurrle (Bayer Leverkusen), Bastian Schweinsteiger (Bayern Múnich)

Atacantes: Mario Gomez (Bayern Múnich), Miroslav Klose (Lazio Roma)