Topo

Favoritos entram em campo para confirmar últimas vagas na Liga dos Campeões

Schweinsteiger é esperança para  Bayern de Munique não decepcionar e ir à fase de grupos - REUTERS/Fabrizio Bensch
Schweinsteiger é esperança para Bayern de Munique não decepcionar e ir à fase de grupos Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

15/08/2011 14h40

Bayern de Munique, Arsenal, Villarreal, Lyon e Benfica colocarão à prova a condição de favoritos na abertura da última rodada de classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, em partidas que serão disputadas terça e quarta-feira.

Os tetracampeões do Bayern, que desde 1997 só ficou fora de uma edição da Liga dos Campeões, em 2007, são os maiores favoritos a entrar na fase de grupos diante do inexpressivo Zurich, da Suíça, em duelo que começara a ser definido na quarta-feira. Outro forte candidato é o Villarreal, que irá à Dinamarca no mesmo dia como indiscutível para pegar o Odense.

O clube espanhol, além de decidir em casa, está animado para voltar à Liga após quatro anos, já que não disputa a principal competição do continente europeu desde a temporada 2007-08, quando foi eliminado pelo Arsenal nas quartas de final. Ao clube dinamarquês resta confiar no bom retrospecto em casa: nos últimos 14 duelos com europeus só perdeu um.

JOGOS DE IDA DOS PLAYOFFS DA LIGA

TERÇA-FEIRA, 16/08*
Copenhague (DIN) x Viktoria Plzen (TCH)
Bate Borisov (BLR) x Sturm Graz (AUT)
Twente (HOL) x Benfica (POR)
Arsenal (ING) x Udinese (ITA)
Lyon (FRA) x Rubin Kazan (RUS)
QUARTA-FEIRA, 17/08*
Wisla Cracovia (POL) x Apoel Nicosia (CHP)
Maccabi Haifa (ISR) x Genk (BEL)
Dínamo Zagreb (CRO) x Malmoe (SUE)
Odense (DIN) x Villarreal (ESP)
Bayern (ALE) x Zurich (SUI)
  • * todos os jogos são às 15h45 (horário de Brasília)

Na continuação da rodada, disputas mais equilibradas são esperadas entre Arsenal e Udinese, Lyon e Rubin Kazan e Twente e Benfica, mesmo com a teórica vantagem de ingleses, franceses e espanhóis por suas equipes e pela tradição desses clubes em competições continentais. Arsenal e Udinese disputam nesta terça, em Londres, o jogo de ida de um embate atrativo, no qual as duas equipes irão se apresentar após perderem jogadores que eram suas referências: o espanhol Cesc Fábregas não é mais do clube inglês e o chileno Alexis Sánchez deixou a equipe italiana. Ambos foram contratados pelo Barcelona.

Também nesta terça, o Lyon recebe o russo Rubin Kazan, que já incorporou o atacante paraguaio Nelson Haedo Valdez, ex-Hércules. O clube francês esteve em todas as fases de grupos da Liga dos Campeões desde a temporada 2000-01 e foi semifinalista em 2009-10, quando foi derrotado pelo vice-campeão Bayern.

Ainda na terça jogarão Twente e Benfica, na Holanda, onde a equipe portuguesa, bicampeã da Europa no início dos anos 60, encara o duelo com tranquilidade pelo fato de decidir em seu estádio no jogo de volta. Copenhague (DIN) x Viktoria Plzen (TCH) e Bate Borisov (BLR) x Sturm Graz (AUT), ambos na terça, e Wisla Cracovia (POL) x Apoel (CHP), Maccabi Haifa (ISR) x Genk (BEL) e Dínamo de Zagreb (CRO) x Malmoe (SUE), os três na quarta, completam o programa de partidas de ida da rodada que define os últimos classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões.