Topo

De olho em Londres-2012, Brasil pega Portugal em busca de título e consagração no sub-20

Brasil tenta ser pentacampeão do Mundial e ficar com segundo troféu do sub-20 no ano - AFP Photo/Luis Robayo
Brasil tenta ser pentacampeão do Mundial e ficar com segundo troféu do sub-20 no ano Imagem: AFP Photo/Luis Robayo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/08/2011 07h00

Se a seleção brasileira principal, comandada por Mano Menezes, tem enfrentado problemas na renovação proposta pelo técnico, as categorias de base mostram que podem ser uma solução. Neste sábado, o jovem time do treinador Ney Franco enfrenta Portugal, na grande decisão do Mundial sub-20, em busca do pentacampeonato do torneio e, mais ainda, da consagração desta geração, que pode se credenciar ainda mais para a inédita medalha de ouro olímpica no ano que vem.

O trabalho começou no fim da última temporada, quando Ney Franco, escolhido como treinador e coordenador da base, montou às pressas um time para a disputa do Sul-Americano sub-20. Após mais de um mês de treinamento na Granja Comary, o técnico conseguiu o que, até agora, Mano Menezes não encontrou: um grupo.

Em janeiro, no Peru, o Brasil contou com o talento de Neymar e Lucas para desequilibrar e, de forma relativamente tranquila, vencer a competição e ficar com a vaga para os Jogos Olímpicos.

Para esta Copa do Mundo, o treinador da sub-20 não pode contar com os dois astros, já alçados à equipe principal. Mesmo assim, o grupo construído permitiu que os bons resultados continuassem e, neste Mundial, o time conquistou quatro vitórias e dois empates em seis partidas.

Porém, para ficar com mais este título, a seleção brasileira terá um adversário que vem surpreendendo até aqui. Além de também estarem invictos, com três vitórias e três empates, os portugueses ainda ostentam uma defesa que ainda não foi vazada no torneio. Mais uma dura tarefa para o atacante brasileiro Henrique, artilheiro e um dos destaques do time na competição.

Mesmo com a importância da competição, o objetivo maior da seleção de base é formar um bom time para disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres. E, se Neymar e Lucas já se fixaram até na principal, o lateral Danilo vai seguindo os mesmos passos e também deve reforçar o time. Nomes como Casemiro, Fernando, Alex Sandro e Oscar, que tentarão comemorar o segundo título da temporada, podem também servir como opção no ano que vem.

BRASIL X PORTUGAL

Brasil
Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro, Philippe Coutinho e Oscar; Henrique e Willian José
Técnico: Ney Franco

Portugal
Mika; Nuno Reis, Roderick Miranda, Cedric Soares e Mario Rui; Júlio Alves, Sérgio Oliveira, Pelé e Danilo Pereira; Alex Fernández e Nelson Oliveira
Técnico: Ilidio Vale

Data e horário: 20/08/2011, às 22h (de Brasília)
Local: Estádio El Campin, em Bogotá (Colômbia)
Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos)