Topo

Bem-humorado, Sócrates fala em ser garoto-propaganda de refrigerante e inicia fisioterapia

Sócrates internado no hospital Albert Einstein - Kátia Bagnarelli/Divulgação
Sócrates internado no hospital Albert Einstein Imagem: Kátia Bagnarelli/Divulgação

Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo

23/08/2011 19h46

O ex-jogador Sócrates está de ótimo humor na unidade de terapia intensiva do hospital Albert Einstein, da capital paulista, onde está internado há cinco dias. Sabendo que deverá manter abstinência total de bebida alcoólica para o resto da vida, Sócrates não perdeu a piada: “isso não é tão ruim, posso ganhar dinheiro com publicidade de refrigerantes”,  arrematou,  no final da tarde desta terça-feira.

O bom humor do “possível garoto-propaganda de refrigerantes” tem animado principalmente a mulher Kátia Bagnarelli. Os dois se casaram no final do ano passado, depois de um namoro de três anos. “Olha, não tem nada de transplante confirmado. O fígado dele está com boa funcionalidade, segundo os médicos me disseram”, explicou Kátia. “Mas se mais pra frente tivermos de fazer um transplante estaremos preparados”.

O procedimento divulgado ontem por UOL Esporte foi confirmado por Kátia. “Os médicos instalaram o tips  e o sangramento parou. Mas ainda não temos data para saída da unidade de terapia intensiva, nem o dia em que Sócrates terá alta”.

EX-JOGADOR FALA AO BLOG DO BIRNER

Na verdade não foi um susto, foi uma viagem, ao "estilo Casão". Foi muito louco, mas interessante porque consegui rever muita gente que há muito tempo eu não tinha contato, e que gosto.

LEIA ENTREVISTA INTEIRA NO BLOG

Os médicos ainda estão analisando os resultados do procedimento com tips  (que lembra o de um cateterismo). A instalação do tips  interrompeu o sangramento do aparelho digestivo (estômago ou terço inferior do esôfago) e agora o fígado precisa reagir.

“Não queremos mais surpresas. Conversamos como os médicos e temos de aguardar a recuperação dele. Ele está fazendo fisioterapia no quarto para não deixar o corpo muito tempo sem movimentação na cama. Estamos muito animados” .

Dados coletados pela Sociedade Brasileira de Hepatologia mostram que 50% dos casos de transplantes de fígado atendem pacientes de cirrose provocada pelo vírus da  hepatite B e C. A cirrose por alcoolismo e doenças autoimunes são minoritárias.

Segundo Kátia Bagnarelli, Sócrates não tem cirrose por hepatite B ou C.  Por isso, ele fez a piada de se tornar garoto propaganda de bebidas não alcoólicas.

Enquanto Kátia conversava com UOl Esporte, por telefone, um mensageiro entregou um envelope  no quarto.  O pacote vinha do Corinthians e teve o tom de outra piada ao cair da tarde:

“O que é isso? É um relatório do resultado financeiro do Corinthians de 2010? Por que alguém enviaria isso para uma pessoa no hospital”?, perguntou a esposa de Sócrates, com certa indignação.