Topo

Top 5: Túlio "inspira" veteranos que ainda se mantêm na ativa ao redor do mundo

Tulio Maravilha, aos 42 anos, foi apresentado como reforço do Bonsucesso - FERNANDO SOUTELLO/AGIF/AE
Tulio Maravilha, aos 42 anos, foi apresentado como reforço do Bonsucesso Imagem: FERNANDO SOUTELLO/AGIF/AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/08/2011 07h19

Classificação e Jogos

Nesta terça-feira, Túlio deu mais um passo em sua incansável busca pelo milésimo gol. O atacante acertou com o Bonsucesso e, aos 42 anos, continua uma carreira que parece não ter fim.

“Estou muito feliz em voltar ao Rio de Janeiro seis anos depois da minha passagem pelo Volta Redonda. Espero fazer uma boa Copa Rio pelo Bonsucesso. A imprensa carioca vai ter muito o que falar, pois o Rei do Rio voltou”, disse o veterano, em entrevista coletiva.

Além de Túlio, outros veteranos continuam se destacando no futebol brasileiro, como os casos de Rogério Ceni, Rivaldo e Marcos, entre tantos outros. No futebol internacional, os “velhinhos” também têm chamado a atenção. Confira alguns destes experientes jogadores espalhados pelo mundo e que ainda continuam correndo atrás da bola:

ROBERTO CARLOS: LÍDER NO ANZHI MAKHACHKALA

A eliminação do Corinthians para o Tolima na Libertadores deste ano poderia sugerir a aposentadoria de Roberto Carlos. No entanto, o lateral esquerdo apostou em uma transferência para o Anzhi Makhchkala, da Rússia, em uma mudança que causou certa estranheza. Aos 38 anos, o jogador se tornou um dos principais líderes do clube, que investiu pesado para reforçar o elenco. O sucesso de Roberto Carlos o faz pensar até em se tornar presidente do Anzhi Makhachkala no futuro.

GIGGS: LEALDADE AO MANCHESTER UNITED E POLÊMICA

Ryan Giggs nasceu no país de Gales, mas foi no Manchester United que ele fez sua carreira. Como profissional, o meio-campista vestiu apenas a camisa dos Red Devils e se tornou um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol inglês, além de conquistar vários prêmios individuais. O jogador, de 37 anos, já pensa no que fará quando se aposentar: ele quer continuar no Manchester United, mas como membro da comissão técnica. Discreto em sua vida pessoal, Giggs se envolveu em um polêmico caso extraconjugal com a modelo Imogen Thomas.

ARIEL ORTEGA: TALENTO ATRAPALHADO PELO ALCOOLISMO

A habilidade demonstrada por Ariel Ortega nos gramados contrasta com suas dificuldades pessoais. O meia perdeu espaço no River Plate por conta de seus problemas com o alcoolismo. Ortega, que disputou três Copas do Mundo, acabou emprestado a outros clubes nos últimos anos. Em 2008/09, ele disputou a segunda divisão do país pelo Independiente Rivadavia. No primeiro semestre deste ano, o jogador esteve no All Boys, mas não conseguiu uma grande sequência de partidas por estar fora de forma. Aos 37 anos, Ortega tenta se reerguer no Defensores de Belgrano, clube da terceira divisão argentina.

INZAGHI: ARTILHEIRO HIGHLANDER

O Milan tem se caracterizado por contar com vários jogadores experientes em seu elenco nas últimas temporadas. Tal característica já rendeu críticas ao time, mas não dá para se negar uma coisa: Filippo Inzaghi segue como um intocável. O atacante, mesmo na reserva, transformou-se em uma lenda no clube italiano. Aos 38 anos, ele continua colocando medo nos adversários, devido ao seu ótimo posicionamento dentro da área e seu faro goleador. Não à toa, ‘Pippo’ Inzaghi é o segundo maior artilheiro em competições europeias – ele só perde para Raúl.

FOWLER: "EXÍLIO" NA TAILÂNDIA

Uma das comemorações mais polêmicas e marcantes de um gol foi protagonizada por Robbie Fowler. Em 1999, quando atuava pelo Liverpool, o atacante fingiu cheirar uma das linhas do gramado após fazer um gol, em alusão aos boatos de que era viciado em cocaína. Ele deixou o futebol inglês em 2008, após defender o Blackburn. Fowler decidiu jogar na Austrália e atuou por dois clubes locais: North Queensland Fury e Perth Glory. Em julho deste ano, o atacante aceitou outro desafio. Aos 36 anos, ele assinou contrato de um ano com o Muangthong United, da Tailândia.