Topo

Sócrates receberá alta do hospital no sábado, dizem médicos

De bom humor, Sócrates espera o momento da alta - Vitor Birner/UOL
De bom humor, Sócrates espera o momento da alta Imagem: Vitor Birner/UOL

Vinícius Segalla

Em São Paulo

26/08/2011 16h24

O ex-jogador Sócrates, que está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 18, vítima de uma hemorragia digestiva alta causada por uma hipertensão portal, deverá receber alta neste sábado, às 10h. O paciente já vinha apresentando um quadro de boa evolução clínica desde a última quarta-feira, e só vai passar a noite desta sexta-feira internado porque precisa finalizar os tratamentos de reposição de sangue e nutrientes e concluir a administração de medicamentos antibióticos por via venal.

EX-JOGADOR FALA AO BLOG DO BIRNER

Na verdade não foi um susto, foi uma viagem, ao "estilo Casão". Foi muito louco, mas interessante porque consegui rever muita gente que há muito tempo eu não tinha contato, e que gosto.

LEIA ENTREVISTA INTEIRA NO BLOG

"Estamos muito contentes. Ele (Sócrates), desde que começou a se sentir melhor, na quarta-feira, quer ir logo para casa. Ele está muito feliz e não consegue parar quieto", disse ao UOL Esporte a sua mulher, Kátia. Segundo ela, a única possibilidade de o ex-jogador não receber alta amanhã seria uma piora inesperada do quadro clínico durante a noite, hipótese considerada improvável pelos médicos.

Em casa, Sócrates deverá seguir fazendo fisioterapia e exercícios de respiração, sem a ncessidade, porém, do acompanhamento de um profissional habilitado. "Tivemos uma orientação aqui sobre como fazer os exercicícios de fisioterapia e poderemos fazer por conta própria", contou Kátia. Outra recomendação médica é a de que o ex-atleta mantenha uma rotina de exercícios moderados, especialmente caminhada. "É que esse tempo que ele passou deitado enfraqueceu a musculatura, que agora precisa ser estimulada".

A rotina de Sócrates daqui por diante será diferente da que ele tinha. Além de algumas restrições alimentares e exclusão total de bebidas alcoólicas, ele terá que realizar exames frequentemente, alguns a cada 15 dias, outros mensalmente. "São exames de sangue, ultrassom, raio-x, entre outros. Os médicos querem acompanhar o quadro de perto para que não haja surpresas", explica Kátia. Segundo ela, porém, quem deverá ter uma surpresa será o público e os fãs dop ex-jogador. "Ele vai contar umas novidades nos próximos dias, só não quer fazer isso aqui, no hospital. Quando voltarmos para casa, todo mundo vai saber", revelou.