Topo

Belluzzo é condenado a pagar R$ 40 mil de indenização por ofensas a ex-árbitro Simon

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/09/2011 20h13

As ofensas de Luiz Gonzaga Belluzzo ao ex-árbitro Carlos Eugenio Simon na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009 não passaram batidas. O ex-presidente do Palmeiras foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a pagar R$ 40 mil de indenização pela declarações.

Em novembro daquele ano, Belluzzo deu uma entrevista ao diário Lance chamando o juiz de vigarista e o acusou de entrar em campo mal intencionado na partida entre Palmeiras e Fluminense. O time alviverde perdeu por 1 a 0 após o gaúcho invalidar um gol legal de Obina.

Na sentença do último dia 24, as atitudes do ex-dirigente foram reprovadas pelo cargo que ocupava e pela responsabilidade diante de milhões de torcedores do clube. Na visão do relator Tasso Caubi Soares Delabary, as declarações acirram os ânimos.

“Ofensas foram proferidas através de microfones de várias emissoras, tomando dimensões indefinidas com divulgação por todo o território nacional. De outro lado, a vítima, conceituado árbitro de futebol, numa inequívoca manifestação de prestígio nacional e internacional. Ele vê, de repente, através de intempestiva e destemperada entrevista de um dirigente esportivo sua honra e boa fama agravadas de maneira vil”, dizia.