Topo

Marcelo lida com fama de "homem-problema" em aposta para posição crítica de Mano

Marcelo é avaliado pelos médicos da seleção em treinos antes de jogo com a Escócia - Mowa Press/Divulgação
Marcelo é avaliado pelos médicos da seleção em treinos antes de jogo com a Escócia Imagem: Mowa Press/Divulgação

Bruno Freitas

Em Londres (Inglaterra)

01/09/2011 07h00

Mano Menezes apresenta pouco mais de um ano à frente da seleção brasileira e tem em Marcelo único caso mais complexo ligado à disciplina. Mas, com o insucesso de outros nomes da lateral esquerda, o treinador acabou revendo o afastamento temporário e tirou o jogador do Real Madrid da "geladeira" para o amistoso da próxima segunda-feira (05.09) diante de Gana, em Londres.

Durante participação no programa "Bem, Amigos", do Sportv, em junho deste ano, o treinador deixou no ar a interpretação de que Marcelo teria forçado uma lesão para não atuar pela seleção, aparentemente cumprindo orientações de seu clube. A manobra teria sido descoberta em um descuido do jogador ao encaminhar uma resposta de e-mail por engano ao comandante da equipe nacional.

  • Bruno Freitas/UOL

    Marcelo volta à seleção e precisa lidar com questões mal resolvidas com Mano e Alves

No caso em questão, Marcelo alegou dores nas costas após um choque com Renato Augusto em um treino e acabou não participando do amistoso contra a Escócia em março de 2011.

"Ninguém abre mão de um jogador que está jogando o que o Marcelo está jogando simplesmente porque não tem simpatia. As questões são muito mais sérias e muito mais responsáveis”, afirmou Mano na TV, a respeito da exclusão do jogador em convocações seguintes. “As pessoas em determinados momentos, por pressões dentro do clube, cedem em algumas questões", acrescentou o treinador na oportunidade.

Com a nova oportunidade recebida, Marcelo se apresentou na última quarta-feira à comissão técnica de Mano em Londres trazendo o discurso de que jamais recusou a seleção. O lateral declarou que a questão extracampo que o afastou da equipe se deveu a um "mal-entendido" que precisa ser esclarecido entre Real Madrid e CBF.

"Sempre tive vontade de estar na seleção. Nas vezes que estive aqui sempre dei o melhor de mim. Tenho muita vontade de ajudar a seleção e de acabar com essa coisa de que eu não quero estar aqui", declarou.

A nova chance de Marcelo foi pavimentada pela série de atuações abaixo da média de André Santos. Assim como o resto do time, o lateral esquerdo não se saiu bem na Copa América da Argentina. Mais adiante, teve atuação desastrosa na derrota para a Alemanha em amistoso, marcada por falhas individuais. O novo jogador do Arsenal acabou fora da lista de convocados para o compromisso contra Gana em Londres.

POLÊMICA MARCELO vs. DANIEL ALVES?

Se já não bastasse a tarefa de reconquistar a confiança da comissão técnica, Marcelo ainda traz à seleção um ruído de relacionamento com o colega Daniel Alves. Ambos laterais se estranharam dentro de campo na decisão da Supercopa da Espanha, em meados de agosto, em que o Barcelona derrotou o Real Madrid.

Na última quarta-feira, Daniel Alves afirmou que teria trocado mensagens com Marcelo para amenizar a discussão em campo e para tratar da reconciliação antes do encontro no ambiente de seleção brasileira. No entanto, o atleta do Real Madrid chegou a Londres e desmentiu o adversário do Barcelona, negando qualquer espécie de diálogo após a partida em questão.