Topo

Alemanha 100% goleia e define vaga; Holanda faz 11 a 0 em San Marino

Alemanha, de Philipp Lahm, que teve a camisa rasgada, goleou a Áustria por 6 a 2 - Ina Fassbender/ Reuters
Alemanha, de Philipp Lahm, que teve a camisa rasgada, goleou a Áustria por 6 a 2 Imagem: Ina Fassbender/ Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/09/2011 17h08

As principais seleções continentais passaram sem sustos pela rodada desta sexta-feira das eliminatórias para a Euro-2012. Uma já selou sua classificação (Alemanha) e as demais deixaram encaminhadas suas vagas à fase final do torneio, que será disputado na Ucrânia e na Polônia.

A Alemanha manteve sua campanha irretocável. Aplicou tranquilos 6 a 2 e continua com 100% de aproveitamento no grupo A. Oito vitórias em oito partidas, e classificação assegurada. Assim, continua fazendo história.

Até o momento, jamais uma seleção da Alemanha ganhou todos os seus jogos na fase classificatória. Restam mais dois compromissos para o atual elenco selar seu nome no futebol local (Turquia e Bélgica). Já a Itália fez apenas 1 a 0 na frágil Ilhas Faroe. Soma 19 pontos, oito à frente da Sérvia. Restam três jogos para cada seleção.

Nova líder do ranking da Fifa, a Holanda não quis se tornar a primeira seleção a sofrer um gol do ‘saco de pancada’ San Marino. Atingiu seu objetivo de maneira impressionante. Fez 11 a 0, em casa, pelo grupo E e também se aproximou da próxima etapa da Eurocopa. É a primeira colocada, com 21 pontos. Ou seja, também tem 100%.

Outra seleção que colocou a mão na vaga foi a Inglaterra. De roupa nova e dois gols de Rooney, o time de Fábio Capello tratou de definir sua tranquila vitória sobre a Bulgária por 3 a 0, ainda no primeiro tempo.  Com isso, tornou-se líder da chave G, com 14 pontos. Já a França venceu por 2 a 1 a Albânia e também abriu três pontos na liderança, mas no Grupo D. Os gols franceses foram feitos por Karim Benzema e Yann M'Vila, enquanto Erjon Bogdani diminuiu.

MELHOR DO RANKING HUMILHA 'SACO DE PANCADAS'

Alguém poderia imaginar que a atual líder do ranking da Fifa seria surpreendida por um adversário que ainda não havia pontuado e não tinha marcado um gol sequer? Poucos. E os holandeses trataram de evitar qualquer zebra de maneira impiedosa. Antes dos 20min do primeiro tempo, já venciam San Marino por 3 a 0, com Van Persie (foto), Sneijder e Heitinga. A facilidade foi ainda maior na etapa final. Outros oito gols. Van Persie, mais três vezes, Huntelaar, dois, Sneijder, outra vez, Kuyt e Wijnaldum completaram o massacre histórico. 11 a 0.

INGLATERRA 'MATA' BULGÁRIA NO 1º TEMPO COM DOIS DE ROONEY

A Inglaterra precisou de apenas 45 minutos e de um surpreendente revés de Montenegro para se tornar líder isolada do grupo G, com 14 pontos. Sua parte foi feita com tranquilidade. Com dois gols de Wayne Rooney (foto) e um de Cahill, todos na etapa inicial, a equipe treinada pelo italiano Fábio Capello fez 3 a 0 na Bulgária, em plena Sofia. De quebra, teve uma ?ajuda? de Montenegro, que caiu diante da frágil seleção de País de Gales por 2 a 1. Detalhe: o time galês ainda não tinha somado pontos na fase classificatória. Já os búlgaros continuam sem marcar em casa.

CRISTIANO RONALDO COMANDA GOLEADA PORTUGUESA

A seleção portuguesa temia um tropeço diante de Chipre. Na estreia das eliminatórias, Portugal foi surpreendida e apenas empatou em casa. Não bastasse isso, vivia um momento conturbado. Na quarta-feira, o zagueiro Ricardo Carvalho deixou a concentração sem dar explicações. Mas Cristiano Ronaldo (foto) ?ignorou? esses problemas. Fez dois gols e ainda deu passe para o tento de Hugo Almeida. Nani completou o triunfo (4 a 0) e, com isso, chegou aos 13 pontos no grupo G.

ITÁLIA JOGA PARA O GASTO E ENCAMINHA VAGA

Todos esperavam uma goleada. Logo aos 11min, Cassano (foto) abriu o placar contra a modesta Ilhas Faroe. A Itália ?economizou? na rodada e ganhou por apenas 1 a 0. Mesmo assim, deixou sua classificação quase certa à fase final da Eurocopa-2012. Aliás, somente uma catástrofe tira a Azzurra da próxima etapa. A três rodadas para o encerramento, os italianos contabilizam 19 pontos. Somente a terceira Sérvia, que tem 11. A segunda colocada Eslovênia, que também tem 11, só tem mais dois jogos.