Topo

Fábregas define polêmica vitória da Espanha sobre Chile em jogo que acabou com briga

Confusão entre jogadores de Chile e Espanha que antecipou o fim do amistoso na Suíça - REUTERS/Christian Hartmann
Confusão entre jogadores de Chile e Espanha que antecipou o fim do amistoso na Suíça Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/09/2011 17h50

A Espanha venceu por 3 a 2 o Chile na tarde desta sexta-feira, de virada, em amistoso realizado em Genebra, na Suíça. Mas o jogo não foi nada amistoso e acabou após uma briga entre os jogadores das duas seleções.

Os atuais campeões do mundo só demonstraram a eficiente troca de passes na segunda etapa e conquistaram o empate de maneira polêmica, graças a um pênalti inexistente  contra a  seleção sul-americana, que soube usar bem os contra-ataques no primeiro tempo.

Aos dez minutos da etapa inicial, o zagueiro Gonzalo Jara deu um lançamento em profundidade para o meio-campista Mauricio Isla, que passou por trás da defesa espanhola. Na entrada da área, pela direita, Isla matou a bola no peito e chutou cruzado para fuzilar o ângulo direito de Casillas.

Empolgado, o Chile tomou conta do jogo e ampliou nove minutos depois de abrir o placar. Em boa troca de passes, o agora atacante do Barcelona Alexis Sánchez fez ótima tabelinha e deixou na cara do gol o companheiro Eduardo Vargas, que ainda driblou Casillas antes de marcar o segundo para os chilenos.

O primeiro tempo seguiu sendo dominado pela seleção sul-americana, que desperdiçou as chances de marcar o terceiro. Na volta do intervalo, a Espanha voltou diferente, com as entradas de Reina, Iniesta e Pedro nas vagas de Casillas, Xabi Alonso e David Villa, respectivamente.

O bom toque de bola espanhol apareceu e os campeões do mundo conseguiram diminuir com Iniesta, justamente o jogador que fez a equipe voltar bem diferente no segundo tempo. Aos 9 minutos, o meio-campista do Barcelona teve muito espaço na entrada da área e arriscou um chute cruzado, que foi parar no canto direito do goleiro Bravo.

O futebol da campeã do mundo apareceu e deixou o Chile acuado. Primeiro Fernando Torres saiu na cara do gol e perdeu a chance de empatar. Depois foi a vez de Fábregas, que não perdoou e garantiu o empate, aos 25. O empate parecia questão de tempo. Mas só veio depois de um pênalti inexistente, marcado depois que Arbeloa se jogou na área. Fábregas marcou e virou o jogo, aos 45.

O jogo já estava quente desde a expulsão do chileno Pablo Contreras e o clima piorou quando Vadívia levou o vermelho por reclamar do pênalti. Nos acréscimos, Iniesta e Vidal iniciaram uma discussão que resultou em briga entre vários jogadores e o árbitro encerrou a partida, que serviu como preparação da Espanha  para o duelo da próxima terça-feira, pelas Eliminatórias da Eurocopa-2012, diante de Liechtenstein.

Além da vitória da Espanha sobre o Chile, outros amistosos entre seleções foram realizados nesta sexta-feira.  O Equador fez 5 a 2 sobre a Jamaica, o México empatou em 1 a 1 com a Polônia, o Uruguai derrotou a Ucrânia por 3 a 2, de virada, com direito a gol do zagueiro Diego Lugano, e a Argentina ganhou de 1 a 0 da Venezuela.