Topo

Atual campeã, Espanha goleia e avança na Euro: Itália e Holanda também se classifica

Negredo comemora um de seus gols na goleada espanhola sobre Lichtenstein - Reuters/Vincent West
Negredo comemora um de seus gols na goleada espanhola sobre Lichtenstein Imagem: Reuters/Vincent West

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/09/2011 15h53

Os dois últimos campeões mundiais, Itália e Espanha, venceram seus compromissos nesta terça-feira e selaram suas classificações à fase final da Eurocopa-2012. Outra grande, a Holanda também confirmou sua vaga, enquanto a Inglaterra ficou próximo de carimbar seu passaporte.

Após o suado triunfo diante da Eslovênia por 1 a 0, a Itália chegou aos 22 pontos no grupo C, enquanto a segunda colocada Sérvia, que derrotou Ilhas Faroe por 3 a 1, contabiliza 14. Ou seja, o time do brasileiro naturalizado Thiago Motta já não pode mais ser alcançado.

Atual campeã continental, a Espanha teve uma vida mais fácil ao humilhar a frágil seleção de Liechtenstein por 6 a 0. Assim, manteve 100% de aproveitamento no grupo I e alcançou a marca de 18 pontos. Villa e Negredo, duas vezes cada um, Sergio Ramos e Xavi marcaram. No jogo, até substituição da rival era comemorada pelos torcedores espanhóis.

Enquanto isso, a Holanda alcançou sua oitava vitória consecutiva. Desta vez, aplicou 2 a 0 na Finlândia e definiu sua classificação no grupo E --na pior das hipóteses, sera o melhor segundo colocado. A Inglaterra também está quase certa na fase final ao bater a seleção do País de Gales por 1 a 0, no Wembley.

O grupo H está todo embolado após a vitória da Dinamarca sobre a Noruega por 2 a 0. As duas seleções, além de Portugal, contabilizam 13 pontos cada uma. Já a França somente empatou sem gols com a Romênia, em Bucareste, e segue em primeiro no grupo D.

 

RESERVA DECIDE E SELA CLASSIFICAÇÃO ITALIANA

A festa estava pronta. Mas o time italiano precisou esperar até o final da partida para ganhar da Eslovênia por 1 a 0 e confirmar sua vaga. Isso só aconteceu graças ao gol do reserva Pazzini, que entrou no lugar de Cassano. Quem também contribuiu foi o polêmico Balotelli. Na partida da última sexta-feira, o atacante do Manchester City chegou a brincar com iPad no banco de reservas.

INGLATERRA BATE PAÍS DE GALES E ENCERRA JEJUM EM WEMBLEY

Não foi fácil, mas a Inglaterra encerrou um incomodo jejum em Wembley pelas eliminatórias para a Euro-2012. Após dois tropeços seguidos, o time de Fábio Capello voltou a vencer em seu estádio --1 a 0 sobre País de Gales-- e também se aproximou da fase final. Com gol solitário de Ashley Young, a primeira colocada do grupo G subiu para 17 pontos, seis a mais que a vice-líder seleção de Montenegro, que tem um jogo a mais para disputar e será seu próximo adversário, em outubro, fora de casa.

'DISCRETA', HOLANDA GANHA A 8ª SEGUIDA E CARIMBA O PASSAPORTE

Quatro dias após aplicar uma incrível goleada no 'saco de pancadas' San Marino por 11 a 0, a seleção holandesa foi bem mais discreta. Mas manteve seu aproveitamento de 100% no grupo E das eliminatórias para a Euro-2012. Jogando em Helsinque, bateu a Finlândia por 2 a 0 e selou sua vaga. Até o momento, os holandeses somam 24 pontos (oito vitórias em oito partidas) e pode ser ultrapassada pela Suécia (18 pontos). No entanto, sua expressiva pontuação o assegura, ao menos, como a melhor segunda colocada.

FRANÇA SÓ EMPATA NA ROMÊNIA E DECIDE VAGA EM CASA

Das grandes seleções que entraram em campo, a França passa pela situação, digamos, mais incomoda. A duas rodadas para o encerramento da fase classificatória, o time de Laurent Blanc e do atacante Benzema (foto) segue na ponta do grupo D, com 17 pontos, apenas três à frente da Bósnia a duas rodadas para final da fase. Para sorte dos franceses, que completaram 13 jogos seguidos sem revés, os dois próximos jogos serão em casa (Albânia e a própria Bósnia).

BRASILEIRO EDUARDO COLOCA A CROÁCIA NA LIDERANÇA

A Croácia deu passo importante rumo a sua classificação. E deve agradecer muito ao brasileiro naturalizado Eduardo. O ex-atacante do Arsenal fez dois na vitória de virada sobre Israel por 3 a 1, nesta terça-feira. A duas rodadas para o encerramento, o elenco croata tem 19 pontos e ultrapassou a então primeira colocada Grécia, que decepcionou e apenas empatou com a modesta Letônia por 1 a 1.