Topo

Sócrates segue na UTI, mas já respira sem aparelhos

Ex-jogador Sócrates, com cirrose, respira sem aparelhos na UTI - Jorge Araújo/Folhapress
Ex-jogador Sócrates, com cirrose, respira sem aparelhos na UTI Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

Vinícius Segalla e Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo

14/09/2011 15h07

O ex-jogador Sócrates, internado na UTI do hospital Albert Einstein (SP) desde o dia 5 de setembro em virtude de uma crise de cirrose hepática com sangramento no esôfago, respira sem o auxílio de aparelhos desde o início da tarde desta quarta-feira, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.Na terça-feira, os médicos que cuidam de Sócrates no hospital Albert Einstein divulgaram boletim confirmando que finalmente retiraram o balão que servia para controlar a hemorragia no esôfago do ex-jogador. Sócrates permanece na UTI, mas sem sedação. Na última sexta-feira (09/09) os médicos desinflaram o balão para medir a evolução do quadro.

Balão esofágico foi retirado

  • Ex-jogador está na UTI há 9 dias

 

Como não houve sangramentos, o dispositivo acabou sendo retirado, para evitar graves efeitos colaterais.  Ele está internado no hospital há oito dias, depois de sofrer uma crise de cirrose hepática com sangramento no aparelho digestivo.

Os médicos tentam estabilizar o quadro clínico de Sócrates desde a primeira internação, na última semana de agosto, quando houve sangramento do estômago. Para controlar a crise hemorrágica, os médicos instalaram uma espécie de cateter entre a veia jugular do pescoço e o fígado, fazendo uma ponte para evitar a pressão sobre a veia portal.