Topo

Meia Zé Roberto deve retornar aos treinos com o grupo do Inter em sete dias

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

17/09/2011 18h04

O técnico Dorival Júnior deve receber na próxima semana dois reforços: o volante Tinga e o meia-atacante Zé Roberto. Os dois estão recuperados das lesões que tiveram e estão fazendo o trabalho de recondicionamento muscular com o coordenador da preparação física do Internacional Élio Carravetta. O zagueiro Sorondo, que também trabalha para retornar aos gramados, só voltará a integrar o grupo principal em três semanas, mas os três dependem da reação do organismo a carga de exercícios que estão sendo expostos nos últimos dias.

Fora dos gramados desde o começo de agosto, quando foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal, Zé Roberto foi liberado pelo médico que fez o procedimento e desde a última quinta-feira retomou as atividades físicas. Carravetta acredita que no próximo sábado ele tenha seja liberado para iniciar os treinamentos com o restante do grupo.

O volante Tinga, que participou normalmente do recreativo na manhã deste sábado, faz os exercícios de recuperação física desde a última quarta-feira e na segunda será reintegrado. Como está fora desde a partida contra o Grêmio, devido a uma contusão no tendão patelar do joelho direito, precisará trabalhar com o técnico Dorival Júnior antes de voltar a equipe e dificilmente terá condições de atuar contra o Figueirense, na próxima quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli.

Já o zagueiro Sorondo, que passou por cirurgia no dia 29 de março para a colocação de uma placa e seis pinos na clavícula e mais dois no joelho, deve ficar mais três semanas trabalhando o recondicionamento físico com o coordenador. Por ter ficado um longo período afastado dos treinamentos, o retorno dele a equipe ainda é incerto e depende da reação do organismo as atividades que está realizando.

"O Sorondo está trabalhando e, por enquanto, está tudo indo bem. Ele deve ficar mais umas três semanas comigo. Depois será liberado para treinar com o Dorival Júnior. Mais ou menos isso, pois depende da reação ao trabalho", revelou Carravetta.

Depois que os três jogadores forem liberados, o Inter só terá um jogador afastado dos gramados, o zagueiro Rodrigo. No dia 19 de junho, antes da partida contra o Coritiba, no Paraná, o departamento médico do clube detectou no defensor um quadro de embolia pulmonar, desde então ele foi afastado para tratamento e não tem prazo definido para retornar aos treinamentos.