Topo

Fifa proíbe Iraque de mandar seus jogos em casa nas eliminatórias para as Olimpíadas 2012 e para a Copa 2014

Mesmo jogando em casa, a seleção de Zico perdeu de 2x0 para a Jordânia - Samin Hamed/AFP Photo
Mesmo jogando em casa, a seleção de Zico perdeu de 2x0 para a Jordânia Imagem: Samin Hamed/AFP Photo

Das agências internacionais

Em Bombaim (Índia)

23/09/2011 07h40

A seleção de futebol do Iraque, treinada pelo brasileiro Zico, foi proibida pela Fifa, de disputar as partidas das eliminatórias de Londres-2012 e da Copa do Mundo de 2014 em seu país. A entidade máxima do futebol enviou uma carta à Confederação Asiática de Futebol (AFC) determinando que o Iraque mande seus jogos em um campo neutro, por acreditar que o país não é seguro.

O anúncio foi feito pela AFC nesta sexta-feira. Em nota oficial, a entidade disse que a determinação da Fifa veio após serem detectadas falhas nos protocolos de segurança no jogo perdido para a Jordânia por 2x0, no início de setembro. Nesta partida o estádio parecia superlotado e ocorreu um corte na energia durante o jogo.

O Iraque deve determinar um campo neutro na Ásia já para as próximas partidas; em 1/10 pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e dia 3/10 pelo torneio classificatório para as Olimpíadas de 2012. Entretanto, esses jogos não poderão ser transferidos para os países onde o Iraque já irá disputar algum jogo.

O país ocupa o 109º lugar no ranking da Fifa e está no grupo A das eliminatórias para a Copa de 2014, juntamente com China, Jordânia e Cingapura.