Topo

Libertad e Universidad de Chile assustam os brasileiros nas oitavas da Sul-Americana

Juan Guillermo Velez, do Santa Fe, vibra após ganhar nos pênaltis do Deportivo Cali - AFP PHOTO / Luis ROBAYO
Juan Guillermo Velez, do Santa Fe, vibra após ganhar nos pênaltis do Deportivo Cali Imagem: AFP PHOTO / Luis ROBAYO

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/09/2011 07h00

Os clubes brasileiros já sabem os adversários que terão nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, que também passou a ser chamada de “fase internacional”, já que depois de eliminar os concorrentes do Brasil, São Paulo, Flamengo, Vasco e Botafogo vão encarar, pela primeira vez nesta edição da competição, equipes estrangeiras.

OITAVAS DE FINAL DA SUL-AMERICANA

U. Católica (CHI)XVélez Sarsfield (ARG)
BotafogoXSanta Fe (COL)
LDU (EQU)XIndependiente (ARG)
São PauloXLibertad (PAR)
FlamengoXUniversidad de Chile (CHI)
Olimpia (PAR)XArsenal Sarandí (ARG)
Godoy Cruz (ARG)XUniversitario (PER)
Aurora (BOL)XVasco

O último confronto foi definido na noite da última quinta-feira. E o resultado acabou sendo bom para o Botafogo, que assim como o Vasco vai encarar um adversário teoricamente mais fácil. O Santa Fe, da Colômbia, eliminou o compatriota Deportivo Cali nos pênaltis depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal.

Além do Glorioso, o Vasco também vai tranquilo para as oitavas. Depois de eliminar o Palmeiras, o clube da Colina terá pela frente, pelo menos na teoria, o adversário mais fácil das oitavas de final: o Aurora.  No entanto, apesar da falta de tradição, o clube boliviano chega para o duelo depois de aplicar 5 a 2 sobre o Nacional, do Paraguai.

Entre os quatro brasileiros que seguem na disputa, São Paulo e Flamengo devem ter jogos mais complicados, pela tradição ou pelo retrospecto recente nas disputas do continente. Depois de eliminar o Ceará, o São Paulo vai encarar o Libertad, do Paraguai, confirmou o favoritismo e barrou nesta Sul-Americana o  La Equidad, da Colômbia. O clube paraguaio já surpreendeu no início da temporada, com uma boa participação na Libertadores, na qual fez a segunda melhor campanha da primeira fase e ainda eliminou o Fluminense nas oitavas.

Já o Flamengo terá pela frente a equipe mais tradicional entre os adversários dos brasileiros, a Universidad de Chile, em um duelo que pode ser encarado com uma revanche para o clube carioca, eliminado da Libertadores de 2010 pelo mesmo rival chileno.

Para chegar as oitavas da Sul-Americana, o Flamengo passou pelo Atlético-PR, enquanto a Universidad de Chile eliminou o Nacional, no Uruguai, em jogo polêmico, que acabou sendo encerrado no início do segundo tempo depois que o assistente foi atingido por um objeto atirado pela torcida uruguaia.