Topo

Algoz do Corinthians, atacante do Tolima pega um ano de suspensão por uso de maconha

Autor de um dos gols do Tolima sobre o Corinthians, Medina foi suspenso por um ano - Fernando Vergara/AP
Autor de um dos gols do Tolima sobre o Corinthians, Medina foi suspenso por um ano Imagem: Fernando Vergara/AP

Das agências internacionais

Em Bogotá (Colômbia)

26/09/2011 22h43

Algoz do Corinthians na última Libertadores, o atacante colombiano Wilder Medina, do Deportes Tolima, foi suspenso por um ano pelas autoridades esportivas do país por ser reincidente no consumo de maconha.

A punição é a mais severa da história do futebol colombiano para o uso de drogas. Medina ainda terá que pagar uma multa de 5,3 milhões de pesos por ter mais uma vez testado positivo para o uso de maconha, em exame realizado em março deste ano.

“Isto é uma perseguição, não sei se contra mim ou contra o Deportes Tolima”, disse Medina, que na última semana iniciou um processo de reabilitação para se livrar da dependência química e tem participado de campanhas contra as drogas.

Com 32 anos, Medina já havia cumprido três meses de suspensão por ter sido flagrado pelo uso da substância ilícita durante o Torneio Apertura de 2011. O presidente do Tolima, Gabriel Camargo, considerou a nova punição ‘anti-jurídica’ e prometeu entrar com recurso.

“Isto é consequencia de uma pressão indevida do presidente da Federação Colombiana de Futebol [Luis Bedoya], que enviou uma carta pedindo uma sanção maior”, reclamou Camargo.

Medina ficou conhecido dos brasileiros ao ter sido um dos algozes do Corinthians na última Libertadores. O atacante marcou o segundo gol do time colombiano na vitória por 2 a 0 sobre a equipe brasileira, que acabou eliminada e sequer chegou à fase de grupos.