Topo

Renúncia à seleção deve tirar Mario Fernandes de projeto olímpico de 2012

Lateral desistiu de defender a seleção depois de perder o voo que o levaria a Belém - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Lateral desistiu de defender a seleção depois de perder o voo que o levaria a Belém Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Bruno Freitas

Em Belém

26/09/2011 18h18

A trajetória de Mario Fernandes com a camisa da seleção brasileira nos próximos meses está comprometida. A comissão técnica chefiada por Mano Menezes não engoliu a justificativa do lateral-direito, que renunciou à seleção para o amistoso de quarta-feira em Belém contra a Argentina, e ainda ficou descontente em saber do incidente através da imprensa. Neste cenário, o aproveitamento do atleta na Olimpíada de Londres já passa a ser considerado internamente como improvável.

Na manhã desta segunda-feira, o jogador do Grêmio perdeu o voo de Porto Alegre até Belém e depois se recusou a se juntar ao grupo da seleção no Norte do país. Mais tarde, através de comunicado divulgado pelo seu clube, alegou motivos pessoais para a renúncia.

Mesmo com a notícia já correndo, o contato do jogador com a CBF aconteceu apenas pela tarde. Primeiro, o Grêmio notificou a entidade sobre a desistência de Mario Fernandes. Pouco depois do almoço, Mano Menezes recebeu um e-mail enviado pelo atleta.

Em um comunicado divulgado à tarde em seu site oficial, a CBF oficializou o corte do gremista e informou que nenhum substituto iria ser convocado para o amistoso de quarta em Belém contra a Argentina.

Sem declarações textuais, a nota fala que Mano Menezes respeita os motivos abordados pelo jogador, mas ressalta que considera não serem os mesmos suficientes para futuras decisões envolvendo a seleção brasileira.

A comissão técnica estranha a súbita mudança de comportamento do lateral, que, há duas semanas, no jogo de ida do Superclássico com a Argentina em Córdoba, fez um discurso entusiasmado, falando da felicidade de viver o ambiente de seleção brasileira.

Com idade olímpica (21 anos), Mario Fernandes é um dos nomes em potencial para compor o grupo da seleção nos Jogos de Londres em 2012. No entanto, a julgar pela reação desta segunda, a tendência é que o jogador do Grêmio não tenha mais oportunidade com o atual comando.