Topo

Grêmio evita falar publicamente, mas inicia negociações para temporada 2012

Escudero é um dos jogadores que precisa renovar seu contrato para permanecer no Grêmio em 2012 - Edu Andrade/Agência Freelancer
Escudero é um dos jogadores que precisa renovar seu contrato para permanecer no Grêmio em 2012 Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

27/09/2011 13h00

O Grêmio evita tratar do assunto publicamente, mas negocia com Celso Roth, Paulo Paixão, contratações e renovações para a temporada 2012. Ciente que é muito difícil classificação para a Libertadores, a direção trabalha na formulação do elenco.

A primeira decisão é que a comissão técnica será mantida. Celso Roth, o auxiliar Humberto Ferreira e o preparador físico Paulo Paixão terão seus contratos renovados. A direção gremista, inclusive, já procurou a todos para tratar do assunto. Roth, porém, pediu um tempo para iniciar negociações somente após o fim do Brasileirão.

O grupo de jogadores conta com quatro contratos encerrando. Os vínculos de Edcarlos, Escudero, Diego Clementino e Rodolfo acabam ao fim da temporada. Edcarlos e Escudero são os mais cotados para permanecer. Rodolfo tem chance, e Clementino não irá ficar.

Para manter o argentino, o Grêmio terá que pagar pela compra de 50% de seus direitos. No momento da assinatura de empréstimo, o Boca Juniors publicou em seu site oficial que o valor de permanência era 6 milhões de euros (R$ 14,6 mi). No entanto, o clube gaúcho acredita que deva pagar somente 5 milhões de dólares (R$ 8,9 mi) para manter o jogador. Não está descartada a chance de novo empréstimo.

Edcarlos não tem vínculo com clube algum. Seus direitos estão ligados ao time de seu empresário, o Desportivo Brasil. Atuando regularmente, ele tem boas chances de ser mantido e não haverá qualquer dificuldade na negociação.

Confrontos da 27a rodada

Todos os jogos:
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro
Gata do Grêmio
Gata do Cruzeiro

Rodolfo é jogador do Lokomotiv Moscou, da Rússia. Seu contrato de empréstimo vai até o fim deste ano e uma negociação com os diretores da equipe europeia seria a única saída para ficar. Sem direitos com valor fixado, o jogador se recupera de uma grave lesão e só despertará interesse do Grêmio caso consiga reaver o melhor futebol até o fim do ano. Por enquanto, o clube não quer sua renovação.

Já Clementino tem situação ainda mais complicada. Ele esteve para ser negociado ainda neste ano, mas permaneceu. É figura constante no banco de reservas, já foi elogiado publicamente por Celso Roth, mas segue considerado insuficiente para atuar com a camisa gremista.

Não bastasse tudo isso, o clube vasculha o mercado atrás de um atacante, um zagueiro e um meio-campista, e tenta não perder peças, como o argentino Miralles que já manifestou intenção de ir embora caso não seja aproveitado.

O Grêmio volta a campo no domingo, quando enfrenta o Cruzeiro, no Olímpico, às 16h (horário de Brasília). A partida vale pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.