Topo

Rooney é expulso, Inglaterra cede empate, mas avança; trio continua 100%

Rooney foi expulso no empate em 2 a 2 contra a seleção de Montenegro - Hrvoje Polan/ AFP Photo
Rooney foi expulso no empate em 2 a 2 contra a seleção de Montenegro Imagem: Hrvoje Polan/ AFP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/10/2011 17h26

A vaga foi conquistada. Mas a Inglaterra deu um belo susto em sua torcida. Chegou a fazer 2 a 0, com participação direta nos gols e expulsão de Rooney, que tem seu pai envolvido em escândalo. No entanto, parou e viu a seleção de Montenegro alcançar um heroico empate por 2 a 2. Classificadas, Alemanha, Holanda e Espanha também venceram seus compromissos e continuam com 100% de aproveitamento.

Para esta sexta-feira, temia-se pela ausência de Wayne Rooney. Seu pai, Wayne Rooney Senior, e o tio do jogador, estão supostamente envolvidos em um esquema ilegal de apostas. Chegaram a ser presos, mas foram soltos sob fiança, no aguardo das investigações.

Os parentes de Rooney teriam apostado que um jogador seria expulso na partida entre Motherwell e Hearts, pelo Campeonato Escocês. A partida, disputada em dezembro do ano passado, contou com uma expulsão suspeita --o meia Jennings, do Motherwell, que também está preso, teria forçado o cartão vermelho.

Fábio Capello assegurou sua presença. Não só entrou em campo como participou dos tentos anotados por Asley Young e Darren Bent. Montenegro esboçou reação no final da etapa inicial, com Zverotic. Na etapa final, Rooney recebeu o vermelho e deu ânimo aos donos da casa, que conseguiram o empate nos acréscimos, com Delibasic.

Com isso, os ingleses, que encerram sua participação na fase classificatória, chegaram aos 18 pontos, seis à frente da própria Montenegro, que confirmou sua classificação à repescagem.

Os alemães, sem Özil, que pediu para não jogar por causa de ascendência turca, fez 3 a 1 na Turquia e mantiveram 100% de aproveitamento, assim com a Holanda, que derrotou a Moldávia por 1 a 0 --treinada por um técnico que tem Pelé no nome--, e a Espanha, que fez 2 a 0 na República Tcheca.

A França deixou sua vaga bem encaminhada --ganhou por 3 a 0 da Albânia. Entre as grandes, apenas a Itália decepcionou. Não foi além de empate por 1 a 1 contra a Sérvia.

ÖZIL PEDE, NÃO JOGA CONTRA SEU 'PAÍS', E ALEMANHA VENCE A 9ª

Özil (foto), que tem ascendência turca, havia solicitado para não participar da partida diante da Turquia. O técnico Joachim Löw, no entanto, negou qualquer pedido. Chegou a declarar que o meia do Real Madrid disse querer ?jogar a todo custo?. No entanto, ele sequer foi relacionado para o confronto. Apesar disso, os alemães não sentiram falta do jogador e se mantiveram na busca por uma marca história. Aplicaram 3 a 1 nos turcos, que ainda sonham com a classificação, e alcançaram sua nona vitória consecutiva no grupo A.

FRANÇA SUPERA DESFALQUES, VENCE E FAZ 'FINAL' COM A BÓSNIA

Os desfalques eram muitos. Benzema, Franck Bibéry, Matuidi, Sagna e Abidal. Apesar de todos esses problemas, a equipe francesa tratou de evitar qualquer tipo de zebra dentro de casa, diante da Albânia. Foi para o intervalo vencendo por 2 a 0. Reveillere completou para os franceses na etapa final. Aliás, só não assegurou sua classificação direta no grupo D porque a Bósnia goleou Luxemburgo por 5 a 0. Assim, franceses (20 pontos) e bósnios (19) fazem uma verdadeira final na terça-feira, em território francês, para ver quem avança à fase final.

HOLANDA SE CANSA DE PERDER GOLS, MAS DERROTA 'TIME DE PELÉ'

Aconteceu o que era esperado. Uma incrível pressão sobre a fraca Moldávia. Mas o time holandês se cansou de perder gols. Apesar disso, ganhou por 1 a 0, tento anotado por Huntelaar, e, desta forma, manteve o incrível aproveitamento de 100% no grupo E. Além dos inúmeros gols desperdiçados pela atual vice-campeã mundial, outro detalhe chamou a atenção da partida. Era Gavril Pelé Balint, treinador da seleção moldava e que tem até um site oficial. No endereço eletrônico, exibe uma montagem de uma foto de Pelé segurando uma camisa que exibe um autógrafo dele para o treinador.

ESPANHA FAZ OUTRA VÍTIMA E CONTINUA PERFEITA NA EURO

Os espanhóis jogaram despreocupados. Já haviam confirmado sua classificação. Jogavam fora de casa contra a República Tcheca, que mira uma vaga na repescagem. Tudo isso, porém, não se tornou problema para os atuais campeões continentais e mundiais. Sem sustos, a Espanha bateu os tchecos por 2 a 0 e continuam perfeitos no grupo I. São 21 pontos, contra dez da ainda vice-líder República Tcheca. No entanto, a Escócia (8 pontos) pode virar segundo colocado, caso supere o frágil Liechtenstein, no sábado.