Topo

França empata 'final' com a Bósnia, avança e se redime de fiasco da Copa-2010

Nasri comemora seu gol no empate com a Bósnia e que classificou a seleção da França - AFP PHOTO / PATRICK KOVARIK
Nasri comemora seu gol no empate com a Bósnia e que classificou a seleção da França Imagem: AFP PHOTO / PATRICK KOVARIK

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/10/2011 17h51

O cenário não era animador para a França. Foi apática no primeiro tempo e perdia por 1 a 0, em pleno Stade da France. Mas o time de Laurent Blanc aproveitou o recuo do rival no segundo tempo, arrancou empate por 1 a 1, nesta terça-feira, em uma espécie de ‘final’ do grupo D das eliminatórias da Euro-2012 e avançou à fase final do torneio continental. Assim, redimiu-se em parte do fiasco da Copa-2010. Os rivais vão à repescagem.

Assim, a França chegou aos 21 pontos, um a mais que a Bósnia. Desta forma, o elenco francês evita uma nova decepção. Na Copa do Mundo da África do Sul, sequer passou da fase de grupos. Além disso, sua classificação para o Mundial de 2010 ocorreu apenas na repescagem e após um lance polêmico do atacante Thierry Henry diante da Irlanda.

Passada a decepção, o técnico Laurent Blanc assumiu o comando e tinha que dar um novo rumo ao selecionado. Após um revés diante de Belarus na rodada inaugural das eliminatórias da Euro, o time francês engrenou --ganhou seis jogos e empatou outros dois. Mas ainda faltava a classificação direta.

Não passava pela cabeça de ninguém um revés em pleno Stade de France --principalmente contra um adversário que ainda não havia vencido os franceses na história-- e a necessidade de disputar outra repescagem. O começo do duelo, porém, não foi nada animador.

A França ‘não jogou’ no primeiro tempo. Esteve apática e quase não assustou os rivais. A Bósnia, por outro lado, teve iniciativa e criou belas oportunidades, principalmente com Dzeko. O atacante do Manchester City teve duas boas chances. Na primeira, aos 24min, perdeu um gol incrível. Na segunda, aos 40min, não perdoou e abriu o marcador para o selecionado bósnio.

A partir daí, o jogo virou um drama para os franceses. Acima de tudo, esperava-se uma mudança de postura dos comandados por Blanc para o segundo tempo. Foi o que aconteceu. O time da casa aproveitou um excessivo recuo da Bósnia e pressionou bastante. Aos 30min, acertou uma bola travessão. No minuto seguinte, Nasri sofreu pênalti. Ele pegou a bola, bateu e definiu a vaga dos franceses.

CASSANO BRILHA EM VITÓRIA DA ITÁLIA; ESTÔNIA VAI À REPESCAGEM

A vaga direta do grupo C à fase final da Eurocopa estava definida. A Itália já havia confirmado seu favoritismo e alcançado a classificação. Nesta terça-feira, entrou em campo apenas para cumprir tabela. E encerrou sua participação com uma vitória sobre a frágil Irlanda do Norte por 3 a 0 --o experiente Cassano fez dois gols. O mais importante da chave, porém, era saber quem iria à repescagem. E, por incrível que pareça, a vaga ficou com a modesta Estônia (16 pontos), que sequer participou da rodada desta terça-feira. Isso ocorreu graças à derrota da Sérvia (15 pontos) para a Eslovênia por 1 a 0.