Topo

Craque da década de 90 do Barcelona é nomeado cônsul honorário da Búlgaria na Espanha

Hristo Stoichkov comanda treino quando ainda era técnico do Celta de Vigo, da Espanha - Miguel Vidal/Reuters
Hristo Stoichkov comanda treino quando ainda era técnico do Celta de Vigo, da Espanha Imagem: Miguel Vidal/Reuters

Das agências internacionais

Em Sófia (Bulgária)

14/10/2011 12h53

Hristo Stoichkov, ex-atacante do Barcelona, foi convidado nesta sexta-feira pelo Ministro das Relações Exteriores da Bulgária, Nikolay Mladenov, para ser uma espécie de cônsul honorário do país na região Nordeste da Espanha, nas províncias da Catalunha e Aragão.

Na cerimônia oficial, o Ministro acolheu o ex-jogador: "Senhor Stoichkov, seja bem-vindo ao nosso time". "Estou confiante que ele continuará a ajudar todos os búlgaros que lhe pedirem ajuda, e espero que ele continue sendo uma conexão entre a Bulgária e as autoridades locais", completou.

O craque que marcou época no poderoso time do Barcelona da década de 90 não fugiu dos deveres. "Eu aceito essa responsabilidade como um grande desafio e acredito que eu obterei o mesmo sucesso de quando jogava futebol", disse Stoichkov, que é considerado um dos esportistas mais populares do país. "Existem mais de 17 mil búlgaros vivendo na região da Catalunha, e eu farei meu melhor para ajudá-los caso precisem de ajuda", ressaltou o jogador.

De maior destaque na carreira, Stoichkov levou o prêmio de melhor jogador europeu de 1994, ajudou o Barcelona a vencer sua primeira Copa dos Campeões (Champions League) da Europa, em 1992, e ganhou a liga espanhola quatro vezes seguidas pelo clube. Já foi treinador da Bulgária e agora trabalha na comissão técnica do Rostov, um clube russo.