Topo

Protestos, debate sobre 'eleições diretas' e polêmica agitam política do Palmeiras

Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, é defende a criação de um conselho gestor no clube - Tom Dib/Futura Press
Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, é defende a criação de um conselho gestor no clube Imagem: Tom Dib/Futura Press

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/10/2011 07h02

O Palmeiras ficou marcado em toda a temporada pelas crises e pela má fase em campo. Agora é o momento político conturbado do clube que deve ganhar as manchetes do noticiário. A segunda-feira será agitada com protestos e uma reunião do Conselho Deliberativo com debates sobre as eleições diretas e a criação do comitê gestor.

O presidente do conselho José Ângelo Vergamini convocou um encontro, às 18h, na Academia de Futebol, para debater a possível eleição direta por meio dos associados para a presidência a partir da próxima gestão. Hoje, o mandatário é eleito pela votação dos conselheiros.

A criação de um comitê gestor para o futebol também estará em pauta. O projeto, defendido pelo ex-presidente Mustafá Contursi, é bastante controverso no clube. A ideia é que o departamento de futebol passe a ser comandado por uma comissão de conselheiros.

Com essa medida, Mustafá pretende diminuir os poderes do presidente do clube, mesmo que ele seja eleito pelos sócios, e de sua diretoria. Isso porque quer manter sua forte influência política dentro do clube, apesar de não fazer parte da atual gestão.

Uma ala contrária à criação do comitê promete fazer barulho nesta segunda-feira. O grupo dos Eternos Palestrinos, alguns sócios e conselheiros opositores a Mustafá organizaram um protesto por redes sociais como Facebook e Twitter contra a ideia.

Eles pretendem se reunir em frente ao centro de treinamento às 19h para um protesto público e pacífico. A expectativa é que mais de 2 mil participantes estejam presentes para lutarem contra o que eles consideram um ‘golpe’.

Apesar de toda a mobilização, a reunião não tem caráter decisivo e servirá apenas para debater as questões. Em função da repercussão, o clube até emitiu comunicado para esclarecer que o tema não será votado na reunião de segunda-feira.

"Não haverá discussão e votação desses projetos. Apenas será colocado para a apreciação dos conselheiros se os mesmos irão direto para a Comissão do Estatuto, para serem inseridos nos trabalhos gerais do novo estatuto, ou se haverá uma reunião extraordinária onde esses projetos serão votados individualmente", explicou Vergamini.