Topo

Troféus dos Mundiais conquistados pelo Santos foram perdidos, diz jornal

Presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro disse por meio de sua assessoria que irá investigar o caso - Rubens Cavallari/Folhapress
Presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro disse por meio de sua assessoria que irá investigar o caso Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/10/2011 12h47

As taças dos Campeonatos Mundiais conquistados pelo Santos em 1962 e 1963 não estão mais expostas no Memorial das Conquistas da equipe. No lugar das taças originais estão expostas duas réplicas. Segundo funcionários e dirigentes do clube, os troféus autênticos sumiram  em 2001 e ninguém sabe quem pegou ou quando isso aconteceu.

"É uma história muito bem guardada até hoje porque é vexatório que os troféus tenham sumido. São quase idênticos aos originais, quase. Se você reparar bem, não são iguais", disse uma antiga funcionária do clube em entrevista ao jornal Diário de S. Paulo.

O conselheiro do Santos, José Carlos Peres, que foi superintendente na época do ex-presidente Marcelo Teixeira, isentou qualquer responsabilidade do dirigente com o ocorrido: "As taças sumiram. Não dá para dizer que é culpa do Marcelo Teixeira (presidente à época da descoberta), nem de ninguém, porque não se sabe quando isso aconteceu".

Para evitar que os torcedores soubessem do ocorrido, a diretoria santista da época buscou ajuda do São Paulo, que emprestou um taça original para que as réplicas pudessem ser feitas.

O ex-presidente Marcelo Teixeira disse acreditar que os troféus possam ter ido parar até no lixo e que o paradeiro deles é realmente uma incógnita. "Todos diziam que as taças vieram para Santos quando foram conquistadas, que  foram levadas para a Prefeitura e depois para a Vila. Só que ninguém sabia o que tinha acontecido depois", revelou.

Já o atual presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, não tinha conhecimento de que tais taças eram réplicas. Segundo sua assessoria de imprensa, ele disse que irá se pronunciar quanto ao caso depois de averiguar o acontecido, a partir de quarta-feira.