Topo

Grêmio indica acerto com Bento Gonçalves "pé quente" para pré-temporada

Duas mil pessoas parece público de jogo, mas foi de treino físico do Grêmio em Bento - Marinho Saldanha/UOL
Duas mil pessoas parece público de jogo, mas foi de treino físico do Grêmio em Bento Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

05/11/2011 07h01

Dois anos depois, o Grêmio deve voltar a Bento Gonçalves para realização da pré-temporada. Após algumas tratativas, a cidade da serra gaúcha será anunciada na próxima semana como sede da preparação do clube em 2012. O presidente Paulo Odone, inclusive, lembrou outros momentos no comando e disse que o local é "pé quente".

  • RAFAEL PFEIFFER/GRÊMIO

    Mário Fernandes e Fábio Santos dividem mesa com torcedores em evento para aproximar atletas e público do interior, pouco acostumado com isso

Bento Gonçalves fica na serra gaúcha, distante 124 Km da capital Porto Alegre. A última vez que a pré-temporada gremista foi realizada na cidade ocorreu em 2010, com Silas no comando. Em 2011, o clube tinha pouco tempo de preparação, e resolveu permanecer trabalhando no Olímpico, por vontade de Renato Gaúcho, então técnico da equipe.

Em janeiro de 2012, quando deve ir para Bento, o Grêmio completaria dois anos longe da cidade. Além dos campos de treinamento, das cidades vizinhas, onde a delegação também passa tornando os treinos verdadeiros eventos, há uma interação com os torcedores do interior do Estado, que normalmente não consegue ver os ídolos mais de perto. Jantares em que os atletas confraternizam com o público e visitas a locais turísticos ocorrem durante o período.

Em 2012 o Grêmio terá tempo suficiente para se preparar. Neste ano somente 8 dias de treinos ocorreram, mas como o Estadual começará somente dia 21 de janeiro e dificilmente haverá Libertadores no calendário gremista, praticamente 15 dias estarão livres.

Além do Grêmio, o Internacional também esteve em Bento para treinamentos muitas vezes. Ainda não há confirmação se isso se repetirá na próxima temporada. Em 2010, por exemplo, ambos os clubes estiveram na cidade durante o mesmo período, causando comoção entre os aficionados e até problemas de segurança. Na chegada do Grêmio, houve conflito entre aficionados rivais em frente ao hotel em que se concentrava o Inter.

"Estou em Bento Gonçalves e esta cidade nos quer aqui nos preparativos para a próxima temporada. Ainda não oficializamos, mas está tudo bem encaminhado. Vim visitar o prefeito Roberto Lunelli e o nosso cônsul Antônio Frizzo. É uma cidade pé quente, lembro que nos outros anos vínhamos para cá e conquistávamos títulos. Podemos voltar sim", disse o presidente Paulo Odone.

Empresários locais e a prefeitura se encarregam de dar suporte ao clube para que nada seja gasto na pré-temporada. Cerca de R$ 220 mil é o valor envolvido na permanência gremista na serra. Equipamentos de musculação e estrutura de treinos são deslocados para a cidade. Cada atividade acaba com clima de jogo. Cerca de duas mil pessoas assistiam as atividades em 2010. O ônibus do clube é outra atração. Em deslocamento, é formada uma carreata até a entrada da cidade.