Topo

Presidente da Federação Argentina afirma que River tentou extorsão para impedir queda

Daniel Passarella tentou extorquir presidente da Federação Argentina - Antonio Garcia/AP
Daniel Passarella tentou extorquir presidente da Federação Argentina Imagem: Antonio Garcia/AP

Das agências internacionais

Em Buenos Aires (Argentina)

08/11/2011 21h14

Classificação e Jogos

O presidente da Federação Argentina de Futebol Julio Grondona afirmou que o presidente do River Plate Daniel Passarella tentou o extorquir para impedir que a equipe fosse rebaixada no Campeonato Argentino. Grondona convocou o técnico a se apresentar à Justiça para ratificar a denúncia por coersão e extorsão feita contra dois empresários argentinos, de acordo com informações do site infobae

O incidente começou no mês de outubro, quando os empresários Carlos Ávila e Daniel Vila se reuniram com Grondona e este teria falado sobre compra de jogos e ameaçado um jornalista. No encontro, o primeiro carregava uma câmera escondida, que registrou as declarações do presidente e foi utilizada mais tarde na suposta extorsão. Ávila é ex-sócio da AFA na transmissão televisiva dos jogos do Campeonato Argentino e Vila, proprietário de diversos meios de comunicação e presidente do Independiente Rivadavia, clube da segunda divisão.

Acampanhado pelo advogado Francisco Castex, responsável pela formalização da denúncia, o dirigente depôs à juíza Wilma López e deu detalhes sobre um texto que apresentou juntamente com Eduardo Deluca, secretário da Conmebol. O documento afirma que Passarella, antes do River ter sido rebaixado, se encontrou com Deluca e afirmou que conhecia uma pessoa (Ávila) que tinha gravações em vídeo com manifestações de Grondona que poderiam comprometer ambos os dirigentes. Passarella, que já comandou a seleção argentina e o próprio River,  então teria se oferecido a falar com o canal América TV, cujo dono é Vila, que posteriormente divulgou o material em vídeo, para evitar que o fizessem antes, e em troca pediu que os dirigentes “interferissem de alguma forma para beneficiar o River” nas partidas restantes.

A denúncia foi feita no dia 18 de outubro, horas depois da América TV  ter divulgado fragmentos das imagens feitas por Ávila.  A transmissão das imagens aconteceu um dia antes de Grondona, de 80 anos, ser reeleito presidente da Federação, cargo que exerce desde 1979.

O River Plate desenvolve boa campanha na segunda divisão e atualmente lidera o campeonato, com 26 pontos em 13 jogos. Detentor de 33 títulos nacionais, o tradicional clube foi rebaixado pela primeira vez no Campeonato Argentino no dia 26 de junho, após empate com o Belgrano por 1 a 1, no estádio Monumental de Nuñez.