Topo

Adebayor retorna à seleção de Togo após mais de um ano afastado devido à atentado

Adebayor, atacante do Tottenham, retorna à seleção de Togo após mais de um ano - Juan Medina/Reuters
Adebayor, atacante do Tottenham, retorna à seleção de Togo após mais de um ano Imagem: Juan Medina/Reuters

Das agências internacionais

Em Lomé (Togo)

10/11/2011 10h48


Emmanuel Adebayor, atacante do Tottenham, decidiu voltar à seleção de futebol de Togo, seu país, segundo anunciou nesta quinta-feira a Federação Togolesa de Futebol, em um comunicado. O jogador não atua pela equipe nacional desde abril de 2010.

"Emmanuel Adebayor reiterou sua disponibilidade para reintegrar a equipe nacional de Togo em busca da classificação para a Copa Africana de Nações, em 2013, e para a copa do Mundo de 2014", dizia o comunicado. "O senhor Adebayor deseja que os responsáveis atuais da federação abram um novo capítulo para o futebol e se compromete a jogar desde as partidas preliminares destas duas competições", completou o texto.

Ex-capitão da seleção, Adebayor poderá disputar a partida de volta contra Guinea Bissau, no próximo dia 15 de novembro, na partida de volta do confronto válido pelas eliminatórias africanas, que valem vaga na Copa de 2014.

O atacante, de 27 anos, convocado 38 vezes, anunciou a decisão de deixar a seleção de seu país em abril de 2010, depois de um ataque de um grupo separatista angolano contra o ônibus da delegação de Togo. Na ocasião, três pessoas morreram, entre elas o assessor de imprensa do time e o auxiliar técnico.

O jogador tinha abandonado a seleção por conta do atentado ao ônibus da delegação do país por um grupo separatista em Angola, dias antes da Copa Africana de Nações de 2010, que levou à morte de três pessoas.