Topo

Com dois de C. Ronaldo, Portugal goleia a Bósnia e garante classificação para a Euro-2012

Cristiano Ronaldo marcou duas vezes na vitória portuguesa - AP Photo / Armando Franca
Cristiano Ronaldo marcou duas vezes na vitória portuguesa Imagem: AP Photo / Armando Franca

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/11/2011 20h52

Depois de empatar o jogo de ida por 0 a 0, Portugal derrotou a Bósnia-Herzegóvina por 6 a 2 em Lisboa nesta terça-feira pela repescagem da Eurocopa de 2012 e garantiu classificação para a competição, que será realizada em conjunto por Ucrânia e Polônia. A seleção se junta a Croácia, República Tcheca e Irlanda, que também venceram seus confrontos de repescagem.

Portugal começou o jogo com tudo e marcou logo aos 8min. Cristiano Ronaldo sofreu falta de Jahic perto da área e foi para a cobrança do tiro livre. Com um chute forte, o atacante do Real Madrid mandou a bola por cima da barreira e não deu chances para o goleiro adversário.

Já a Bósnia parecia perdida em campo e demonstrava nervosismo, cometendo muitas faltas. Quando o time começou a se encontrar no jogo os portugueses marcaram o segundo, aos 24min, depois de Nani arriscar de longe e mandar a bola no ângulo esquerdo de Begovic.

Mesmo com a vantagem, Portugal continuou pressionando. Com o atacnte Dzeko sendo bem marcado pela defesa portuguesa, a Bósnia não ameaçava e via as chances do empate ficarem cada vez mais distantes.

Os visitantes  ganharam um presente aos 40min, quando Fábio Coentrão tocou a bola com a mão após cruzamento na área e obrigou o juiz a marcar o pênalti. Masimovic foi para a cobrança e diminui para a Bósnia.

Portugal continuou aceso no segundo tempo e Ronaldo marcou seu segundo no jogo aos 8min, depois de receber passe preciso de João Moutinho e cortar o goleiro. A situação ficou ainda mais difícil para a Bósnia aos 10min, depois de Lulic receber o segundo amarelo e deixar sua equipe em desvantagem numérica.

Assim como aconteceu no primeiro tempo, os anfitriões sofreram castigo quando jogavam melhor. Aos 20min, Maletic deixou Spahic de cara para o gol, para diminuir novamente e deixar o placar em 3 a 2. Sete minutos mais tarde, Portugal deu o troco e Helder Postiga deixou o seu, após assistênica de Rúben Micael.

Com a obrigação de marcar dois gols, a Bósnia passou a atacar na base do desepero e viu o sonho da Euro terminar aos 35min, quando Miguel Veloso marcou de falta. Dois minutos depois, Helder Postiga também marcou pela segunda vez e fechou a contagem em 6 a 2.

Nos outros jogos, a República Tcheca derrotou Montenegro por 1 a 0 fora de casa, e no combinado totalizou 3 a 0. Já a Irlanda recebeu a Estônia e empatou por 1 a 1 em Dublin, depois de praticamente garantir a classificação no jogo de ida, quando venceu por 4 a 0. A Croácia também ficou no empate com a Turquia, sem gols, e se classificou graças à vitória no primeiro jogo, por 3 a 0, em Istambul.