Topo

André Lima se irrita com "desvalorização", Grêmio rebate e indica saída

Pelaipe desconfia do amor de André Lima pelo Grêmio; "se oferecerem mais, quer ir" - Edu Andrade/Agência Freelancer
Pelaipe desconfia do amor de André Lima pelo Grêmio; "se oferecerem mais, quer ir" Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

20/11/2011 09h25

O centroavante André Lima não gostou da maneira que foi tratado no Grêmio. O jogador reclamou publicamente, neste sábado, de ter sido liberado pela direção para acertar com o Palmeiras na negociação de Kleber. O atleta foi aos microfones, mas acabou rebatido de imediato pelos dirigentes. O clima ruim gerado pela discussão indica que a presença dele no clube tem dias contados.

André sempre se mostrou insatisfeito pela maneira que foi tratado. Desde a liberação para o Palmeiras ele não concedeu mais entrevistas. Até este sábado. Antes da derrota para o Ceará, o camisa 99 expôs seu pensamento.

"Fiquei chateado, afinal, não sou moeda de troca. Não sei se vou ficar aqui. Já tentaram me tirar duas vezes do Grêmio, não conseguiram. Agora não posso falar sobre o futuro", reclamou André.

A primeira vez que "tentaram o tirar do Grêmio", foi após uma reclamação em treinamento. Quando Julinho Camargo comandava o time, André saiu de um trabalho técnico atirando o colete no chão e reclamando. A insatisfação evidente foi negada pelo jogador.

De fato, o ano não tem sido dos melhores para o "Guerreiro Imortal". Após um bom começo, ele acabou lesionando o joelho direito, precisou passar por cirurgia e ficou mais de quatro meses afastado. Mesmo assim foram 15 gols marcados na atual temporada.

"Não entendi o 'melindre' do André. Ele deveria ter ficado orgulhoso de ter sido solicitado pelo Felipão. Liberamos, respondemos que ele nos interessava, mas liberamos para se acertar com o Palmeiras. Não aconteceu, e voltou para ficar aqui no Grêmio. São coisas do futebol. Ele já deveria saber disso. Se alguém oferecer mais para ele, certamente vai na minha sala pedir para sair", rebateu o diretor de futebol Paulo Pelaipe.

O clima ruim gerado pela discórdia entre diretor e jogador indica que em 2012 ele deve ser negociado. Mesmo com contrato longo, André não faz parte dos planos iniciais do Grêmio, que anunciou Kleber e pretende a contratação de um centroavante.

O Grêmio tem reapresentação marcada somente para a próxima terça-feira. Após a derrota para o Ceará, no sábado, os jogadores ganharam dois dias de folga. O próximo compromisso será no domingo da semana que vem, às 17h (horário de Brasília), contra o Atlético-GO.