Topo

Jogo de homenagem a Telê em SP espera reunir 40 campeões do mundo pela seleção

Parte dos campeões do mundo pela seleção deve prestigiar homenagem a Telê em SP - Alexandre Campbell/Folha Imagem
Parte dos campeões do mundo pela seleção deve prestigiar homenagem a Telê em SP Imagem: Alexandre Campbell/Folha Imagem

Bruno Freitas

Em São Paulo

26/11/2011 06h00

Uma homenagem especial aos 80 anos de Telê Santana espera reunir cerca de 40 campeões mundiais pela seleção brasileira em São Paulo. O evento acontece no dia 10 de dezembro, em uma partida amistosa no estádio do complexo esportivo do Ibirapuera.

No apoio à organização da homenagem a Telê (ex-jogador e técnico morto em abril de 2006), a "Associação dos Campeões Mundiais do Brasil" deseja aproveitar a ocasião para reunir a maioria de seus filiados, atletas que estiveram nas conquistas da seleção nas Copas de 1958, 62, 70, 94 e 2002.

APOSENTADORIA DOS CAMPEÕES

A proposta de aposentadoria vitalícia para jogadores que foram campeões mundiais pela seleção brasileira gera debate mesmo dentro deste grupo de ex-atletas. Presidente da Associação de Campeões, Carlos Alberto Torres é um dos defensores do auxílio financeiro. Titular na Copa de 70, Tostão afirma ser contra a ajuda por parte do governo. Conheça mais sobre o caso

"A ideia é que uns vinte campeões participem do jogo em campo. Devemos convidar outros 20 nomes para reunir 40 campeões. A associação bancará todas as passagens", afirma Marcelo Neves, filho do ex-goleiro Gilmar dos Santos Neves, que preside a entidade ao lado de Carlos Alberto Torres, campeão de 1970.

As reuniões de antigos campeões pela seleção são raras. De acordo com o filho de Gilmar, apenas uma vez a entidade conseguiu concentrar a maioria de seus filiados. Por isso, a ocasião deve ser aproveitada para a discussão sobre reivindicação da associação de contar com uma aposentadoria vitalícia por parte do governo federal.

Um projeto pedindo auxílio financeiro para esse grupo de campeões mundiais tramita na Câmara em Brasília. A aposentadoria será votada depois que passar por quatro comissões especiais (atualmente a discussão está na pauta da segunda delas). A batalha pelo auxílio governamental não é unanimidade entre todos os ex-nomes da seleção - tem resistência ideológica do mineiro Tostão, por exemplo.

Antes do amistoso de homenagem a Telê, a ideia da associação é promover um evento na quinta-feira (08.12), no Museu do Futebol no estádio do Pacaembu, para debate com os campeões mundiais.

A partida festiva está marcada para um sábado, no primeiro final de semana posterior ao desfecho do Brasileirão. Em campo, atuará uma maioria de ex-jogadores que trabalhou com Telê no Atlético-MG, Fluminense, Palmeiras, Grêmio e São Paulo.

"É um orgulho participar desta homenagem, o professor Telê me ajudou imensamente em vida. Vai ser bom encontrar esses amigos que tiveram prazer de trabalhar com ele. Todos conheceram o jeito de ele trabalhar, com caráter, disciplina e o bom futebol", afirma o ex-zagueiro Ronaldão, jogador de Telê Santana no São Paulo e campeão do mundo com a seleção em 1994.

A partida com craques do passado começa às 17h do dia 10 de dezembro no Ibirapuera terá transmissão do Sportv na TV fechada. O jogo será precedido de uma preliminar com artistas da Rede Globo. Os ingressos para o evento serão trocados por alimentos não perecíveis.

A homenagem a Telê Santana tem organização de Ana Carla Portella (autora de um documentário sobre o técnico) e do jornalista Fabiano de Souza, em parceria com o SporTV e o Fundo de Solidariedade do Governo de São Paulo, além da Secretaria de Esportes.