Topo

Diego joga bem, Atlético de Madri vence e se classifica na Liga Europa

Diego cobrou o escanteio e no rebote o turco Arda Turan fez o gol da vitória do Atlético - AFP PHOTO / GRAHAM STUART
Diego cobrou o escanteio e no rebote o turco Arda Turan fez o gol da vitória do Atlético Imagem: AFP PHOTO / GRAHAM STUART

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/11/2011 17h59

Jogando na Escócia, o Atlético de Madri venceu o Celtic por 1 a 0 e é o primeiro time a garantir classificação no Grupo I da Liga Europa. O time espanhol contou com o bom desempenho do meio campista Diego que mais uma vez teve boa atuação. Foi ele quem cobrou o escanteio que resultou no gol do turco Arda Turan. Mesmo com a derrota, o Celtic ainda tem chances de classificação.

MAIS LIGA EUROPA NO UOL ESPORTE

Juiz ajuda, mas Tottenham perde em casa para o PAOK e se complica na Liga Europa Leia mais

No outro jogo do grupo, Udinese e Rennes empataram em 0 a 0. A Udinese chegou aos 8 pontos, dois a a menos do que o Atlético de Madri que com a vitória agora tem 10. Já o Rennes chegou a 3 e deus adeus à competição. 

A partida foi bem movimentada no primeiro tempo, mas foram poucas as chances de gol criadas pelas equipes. Quando o Celtic chegou em duas cobranças de escanteio, brilhou a estrela do goleiro belga Courtouis, do Atlético de Madri. Primeiro ele defendeu o chute a queima roupa de Samaras e em seguida evitou o gol de Stokes.

Pelo mesmo caminho, os espanhóis abriram o placar. O brasileiro Diego cobrou escanteio, a zaga afastou e o turco Arda Turan, no rebote, mandou uma bomba. Apesar da força do chute, o goleiro Forster, do time escocês, contribuiu.

No segundo tempo, o Atlético de Madri manteve a posse de bola e encontrou muitos espaços para jogar,já que o time escocês tentava chegar ao gol espanhol. Nos dez minutos finais, o Atlético de Madri recuou e precisou formar uma verdadeira barreira na frente da grande área para evitar o bombardeio do Celtic. Desesperado, até o goleiro Forster tentou uma subida ao ataque, mas o Atlético manteve o resultado e conquistou a classificação.

GRUPO G - METALIST 4x1 AUSTRIA VIENA, MALMO 0x0 AZ

O Metalist, da Ucrânia, também garantiu uma vaga nas oitavas de final da Liga ao golear o Austria Viena por 4 a 1. O time dos brasileiros Cleiton Xavier, Taison e Fininho chegou aos 13 pontos e não pode mais ser alcançado na liderança do grupo G. Outro brasileiro, Edmar, marcou um dos gols da vitória. Devic, Gueye e Sosa completaram o placar. Mader fez o de honra. No outro duelo do grupo, o já eliminado Malmo, da Suécia, jogando em casa conseguiu seu primeiro ponto na competição ao empatar com o AZ em 0 a 0. Já o time holandês foi a sete pontos e depende só de si para se classificar.

GRUPO A - RUBIN KAZAN 4x1 SHAMROCK ROVERS

Em grande estilo, o Rubin Kazan deu um importante passo para avançar aos mata-matas da Liga da Europa. O time russo goleou o Shamrock Rovers, da Irlanda, por 4 a 1 e chegou aos 10 pontos. Os gols da vitória foram marcados por Valdez (2), Natcho e Martins. Oman descontou. Na última rodada a equipe precisa apenas de um empate contra o PAOK para continuar na competição.

GRUPO H - BRAGA 1x0 BIRMINGHAM, MARIBOR 3x4 CLUB BRUGGE

Jogando em casa e com seis brasileiros em campo, o Braga, de Portugal, venceu o Birmingham, da Inglaterra, por 1 a 0 e agora só precisa de um empate contra o Club Brugge, na última rodada, para avançar à próxima fase. O único gol da partida foi marcado por Hugo Viana, mas o grande nome do jogo foi o goleiro português Quim que defendeu um pênalti cobrado por Zigic. No outro jogo do grupo o Maribor, da Eslovênia, parecia que conquistaria sua primeira vitória e chegou a abrir 3 a 0 sobre o Club Brugge. No entanto, o time belga reagiu e virou o placar já nos acréscimos da segunda etapa.