Topo

Juiz ajuda, mas Tottenham perde em casa e se complica na Liga Europa

Salpingidis comemora o primeiro gol do PAOK contra o Tottenham, pela Liga Europa - AFP PHOTO / IAN KINGTON
Salpingidis comemora o primeiro gol do PAOK contra o Tottenham, pela Liga Europa Imagem: AFP PHOTO / IAN KINGTON

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/11/2011 19h59

Em sua 150ª partida em torneios da UEFA, o Tottenham amargou uma derrota por 2 a 1 contra o PAOK, da Grécia, e se complicou no grupo A da Liga Europa. Dominada no início da partida, a equipe inglesa foi beneficiada por um pênalti mal marcado, seguido de expulsão, quando perdia por 2 a 0, no fim do primeiro tempo. Mesmo com a vantagem numérica, o time não conseguiu o empate e decepcionou os presentes em White Hart Lane.

O Tottenham continua com sete pontos e ainda tem chance de avaçar aos mata-matas. Na última rodada, precisa vencer o Shamrock Rovers na Irlanda, torcer para o Rubin Kazan, que tem 10, não pontuar contra o PAOK e tirar a diferença no saldo de gols dos russos, de quatro gols.

MAIS LIGA EUROPA NO UOL ESPORTE

Diego joga bem, Atlético de Madri vence e se classifica na Liga Europa Leia mais

Com os três pontos, o PAOK chegou a 11 e garantiu seu lugar na próxima fase, com uma rodada de antecedência.

Os gregos não se intimidaram com a torcida inglesa e saíram na frente logo aos 6min. Georgiadis foi à linha de fundo pela esquerda, cortou para o pé direito e cruzou para Salpingidis. Sem saltar, o atacante cabeceou para o chão e abriu o placar.

O PAOK ampliou aos 13min, com Athanasiadis. Mais uma vez, Georgiadis foi o responsável pela assistência e, em velocidade, cruzou rasteiro da esquerda. O atacante recebeu livre e mandou de primeira para o fundo da meta do goleiro Gomes.

Sem criar jogadas de perigo, por meio da troca de passes, o Tottenham ameaçou pela primeira vez aos 36min, com chute de fora da área de Defoe, que obrigou o goleiro Chalkias a desviar para a linha de fundo. No escanteio, Staflylidis salvou cabeceio em cima da linha e no rebote salvou, de barriga, nova finalização. O juiz, no entanto, marcou toque de mão e ainda expulsou o defensor.

Modric foi para a cobrança do pênalti e mandou no canto esquerdo, deslocando o goleiro Chalkias, aos 39min. Em vantagem numérica, os ingleses cresceram e assumiram o controle do jogo, mas a desvantagem permaneceu até o intervalo.

Para a segunda etapa, os mandantes voltaram com tudo e quase conseguiram a igualdade com Kane de cabeça, após cruzamento de Rose pela esquerda, aos 5min. Seis minutos depois os londrinos ameaçaram novamente e Pienaar mandou para fora após cruzamento de Corlucka.

Apostando na velocidade, o Tottenham encurralou o PAOK e a entrada de Bale, aos 18min, deu ainda mais rapidez ao ataque. Os visitantes se fecharam mais ainda e, jogando com mais vontade do que técnica, suportaram a pressão até o final do jogo.

STANDARD LIEGE, HANNOVER, PSV E LEGIA AVANÇAM AOS MATA-MATAS DA LIGA

No jogo dos líderes do grupo B, o Standard Liege venceu o Hannover por 2 a 0, chegou a 11 pontos e garantiu o 1º lugar do grupo. Os gols foram marcados por Tchite e Cyriac (foto). O time alemão também se classificou com antecedência e continua com oito. Na outra partida, Vorskla e Copenhague ficaram no empate por 1 a 1 e jogam a última rodada apenas para cumprir tabela na competição. N'Doye roubou a cena e marcou os dois gols da partida, o primeiro a favor e o segundo contra a própria meta.
Pelo Grupo C, o Rapid Bucareste recebeu o Hapoel Tel Aviv e perdeu por 3 a 1. Com a derrota, a equipe romena dá adeus às chances de classificação, com três pontos. Já os israelenses, conseguiram sua primeira vitória no torneio e, também sem chances de avançar, chegaram aos quatro pontos. No outro jogo do grupo, o PSV venceu o Legia fora de casa por 3 a 0 e assegurou a primeira colocação.