Topo

São José-RS acerta contratação de Fabiano Eller para disputa do Gauchão

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

30/11/2011 19h00

Fabiano Eller acertou nesta quarta-feira o retorno ao futebol brasileiro. O jogador, de 34 anos, que estava parado desde o rompimento de contrato com o Al-Ahli, do Catar, irá disputar o Campeonato Gaúcho pelo São José-RS. A assinatura deve ocorrer na manhã da quinta-feira. Assim que os trâmites burocráticos forem superados, ele participará da apresentação do elenco do "Zequinha", apelido do clube de Porto Alegre, para a temporada 2012.

Essa será a terceira passagem de Eller no Rio Grande do Sul. Nas duas anteriores, no Internacional, conquistou as Libertadores de 2006 e 2010, além do Mundial de Clubes, de 2006, em cima do Barcelona, em Yokohama, no Japão. Logo após ser bicampeão sul-americano, o zagueiro acertou a transferência para o clube do Catar, onde disputou uma temporada e acabou rescindindo o contrato.

Fabiano Eller estreou no futebol em 1995 no Linhares, do Espírito Santos. Dois anos depois acertou a transferência para o Vasco da Gama. No clube carioca, conquistou uma Libertadores da América, em 1998, dois Brasileiros, 1997 e 2000, o estadual em 1998 e a Copa Mercosul de 2000. Dois anos depois, foi contratado pelo Palmeiras e, no ano seguinte, atuou pelo Flamengo. No rubro-negro, ajudou a equipe a conquistar o Carioca de 2004. Na metade do ano foi emprestado para o Al-Wakrah, do Catar.

Em 2005, o defensor acertou com o Fluminense e novamente levantou a taça de campeão Carioca. Porém, na metade do ano, se transferiu para o Trabzonspor, da Turquia. Em 2006, acertou com o Inter, onde ficou duas temporadas e atuou 93 partidas, marcando oito gols. Na sequência, foi contratado pelo Atlético de Madri, onde ficou até 2008. Retornou ao Brasil e atuou pelo Santos até 2009, quando voltou ao clube gaúcho.

Além de Fabiano Eller, o Campeonato Gaúcho terá com atração o meia-atacante Diogo Rincón, que foi formado no Internacional e teve passagens pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, Corinthians e AO Kavala, da Grécia, onde ficou sete meses sem receber salário e rompeu o contrato em 2011.