Topo

Parceiro celeste, Nacional terá Emerson Ávila como técnico e jovens atletas no Mineiro

Emerson Ávila quer montar um time forte no Nacional de Nova Serrana, com ajuda do parceiro  - Site do Nacional de Nova Serra/Divulgação
Emerson Ávila quer montar um time forte no Nacional de Nova Serrana, com ajuda do parceiro Imagem: Site do Nacional de Nova Serra/Divulgação

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

09/12/2011 17h35

Um dos quatro treinadores que o Cruzeiro teve no Brasileiro, Emerson Ávila, deixará a função de coordenador técnico do clube celeste para assumir o comando do Nacional Esporte Clube, de Nova Serrana, na disputa do Mineiro. Para montar um time em condições de pelo menos se manter na Primeira Divisão, o treinador levará jogadores que estão saindo da base cruzeirense e outros que estão voltando de empréstimo a outras equipes.

“Sabemos da importância de ter um time forte. A idéia inicial é permanecer na Primeira Divisão do próximo ano. É evidente que se conseguirmos ficar entre os quatro será ótimo. Teremos jogadores de qualidade, alguns vindo do Cruzeiro, já que é um projeto em parceria com o Cruzeiro e queremos deixar boa impressão”, disse Emerson Ávila, ao site oficial do clube.

Técnico da seleção brasileira sub 17, Emerson Ávila, teve sua contratação pelo Nacional viabilizada pela parceria do clube do interior mineiro com o Cruzeiro. A intenção é fortalecer o Nacional para que ele trilhe caminho parecido ao do Ipatinga, antigo parceiro cruzeirense, que chegou a ser campeão mineiro, vencendo o próprio Cruzeiro na final, além de ter chegado à Série A do Brasileiro.

E Emerson Ávila já treinou o Ipatinga. Sem a parceria com o Cruzeiro, o time ipatinguense entrou em declínio, caindo para a Série C do Brasileiro em 2010. Este ano, o clube do Vale do Aço conseguiu o acesso à Série B, mas no Mineiro, disputará o Mòdulo II.

“O cruzeiro entende que é importante a minha presença aqui. Traremos alguns jogadores que estão saindo da base, outros que estão emprestados a outros clubes para atuarem pelo Nacional”, salientou Emerson Ávila, que trabalhará com o preparador físico Gerson Rocha.


O treinador considera que é possível conciliar a atividade no Nacional e na seleção brasileira sub 17. “Ocasionalmente vão acontecer convocações, mas não vão atrapalhar em nada. A prioridade é o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão e nós vamos montar um time forte e competitivo para representar bem o caçula da competição”, ressaltou.

No Brasileirão deste ano, Emerson Ávila substituiu a Joel Santana, mas não obteve sucesso e deixou o cargo, após seis jogos, com quatro derrotas e dois empates, aproveitamento de 11,11% o pior dos quatro profissionais que comandaram o Cruzeiro na competição. Além de Ipatinga e Cruzeiro, ele já atuou como treinador do Grêmio Barueri e Boa Vista (RJ).

A apresentação do elenco do Nacional, que está sendo montado, acontecerá no início de janeiro, em data e local ainda a serem definidos. A estreia do Nacional no Campeonato Mineiro acontecerá no Ipatingão, dia 29 de janeiro, exatamente contra o parceiro Cruzeiro.

O Ipatingão foi o segundo estádio indicado pelo Nacional à Federação Mineira de Futebol (FMF), mas a expectativa é que os jogos, inclusive contra o Cruzeiro, sejam realizados em Nova Serrana. Para isso, é preciso que a construção do estádio Arena do Calçado, naquela cidade, seja concluído e esteja liberado pela entidade para sediar os jogos.