Topo

Tottenham goleia pior time da Liga Europa, mas é eliminado; Udinese avança

Defoe comemora com Townsend um dos gols da vitória do Tottenham na Irlanda - AFP Photo/ Peter Muhly
Defoe comemora com Townsend um dos gols da vitória do Tottenham na Irlanda Imagem: AFP Photo/ Peter Muhly

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/12/2011 17h51

O Tottenham até fez sua parte. Com uma equipe formada por muitos reservas, os ingleses aplicaram 4 a 0 no Shamrock Rovers, o pior time da fase de grupos da Liga Europa (não pontuou). Mas foram prejudicados pelo empate alcançado pelo Rubin Kazin diante do PAOK por 1 a 1 e, desta forma, não avançaram à próxima fase do torneio continental.

Com os resultados, o Tottenham encerrou sua participação em terceiro lugar no grupo A, com dez pontos, um atrás do Rubin, que ficou com a outra vaga da chave –o PAOK já estava classificado. Assim, resta ao time dos brasileiros Gomes e Sandro voltar suas atenções para o Campeonato Inglês (está em quarto lugar).

A tarefa do Tottenham, aliás, não era das mais fáceis. Não bastava vencer e o Rubin Kazin perder. O time russo tinha uma vantagem de cinco gols de saldo. Diante disso, mandou para a Irlanda uma equipe com muitos reservas. Praticamente havia jogado a toalha. No entanto, o panorama do duelo na Grécia dava esperança. Logo aos 13min do primeiro tempo, o Rubin teve um jogador expulso.

No minuto seguinte, os gregos abriam o placar. Enquanto isso, o Tottenham acabou sendo eficiente em uma de suas primeiras boas chances. Aos 28min, Pienaar bateu cruzado. 1 a 0. A partir daí, animaram-se e partiram para cima. E ampliaram ainda na etapa inicial. Aos 37min, Townsend colocou no ângulo de Richard Brush. Um golaço.

A facilidade era grande. No final do primeiro tempo, Defoe anotou o terceiro. Até então, só tinha notícia boa. Logo aos 2min da etapa final, porém, Valdez igualou para o Rubin igualou. O resultado era suficiente para colocar ponto final no sonho do time inglês. No final, Kane ainda marcou o quarto, mas o Tottenham não conseguiu o ‘milagre’ de avançar na Liga Europa.

Ainda nesta quinta-feira, o Standard confirmou a boa fase dos times belgas na Liga Europa. Bateu o Copenhangue por 1 a 0, fora de casa, e avançou como líder do grupo B, com 14 pontos. Na quarta-feira, o Anderlecht venceu seu sexto compromisso consecutivo e se classificou com 100% de aproveitamento.

UDINESE LEVA BOLA NA TRAVE, MAS EMPATA E SE CLASSIFICA

Um empate era suficiente para a Udinese assegurar sua passagem à próxima fase. Conseguiu. Ficou no 1 a 1 diante do Celtic, que precisava de uma vitória para confirmar sua passagem e eliminar o rival pelo Grupo I. Mas não foi nada fácil. Saiu atrás no placar. Aos 29min, Hooper abriu o marcador. Ainda na etapa inicial, o artilheiro Di Natale (foto) igualou. No final, levou uma bola na trave. Já o Atlético de Madri (13 pontos) passou fácil pelo Rennes por 3 a 1. O gol anotado por Álvaro Domínguez teve assistência do brasileiro Diego.

GOL DE LETRA DÁ EMPATE AO CLASSIFICADO BRAGA NO GRUPO H

Atual vice-campeão, o Braga entrou em campo classificado pelo grupo H. Mas queria encerrar sua participação como líder. O cenário não era nada animador. Logo no começo da etapa final, sofreu o primeiro do Club Brugge. Mas não desanimou e se mandou para o ataque. Aos 20min, Ewerton fez um gol de letra e selou o empate. Apesar disso, não conseguiu a ponta. Os dois ficaram com 11 pontos, mas os belgas foram superiores no confronto direto. Pior para o Birmingham, que teve uma vitória inútil sobre Moribor por 1 a 0, chegou aos dez pontos e foi eliminado.

GRUPO B - COPENHAGUE 0 X 1 STANDARD LIÈGE, HANNOVER 3 X 1 VORSKLA

Mesmo já classificado, o Standard Liège, da Bélgica, foi até a Dinamarca e venceu o Copenhague por 1 a 0, com gol de Batshuayi, e ratificou a primeira colocação do Grupo B da Liga Europa. Com 14 pontos, os belgas conquistaram o topo com três pontos de vantagem para o Hannover, que também saiu vitorioso nesta última rodada. Os alemães venceram o lanterna e já eliminado Vorskla, da Ucrânia, por 2 a 1, com gols de Rausch, Konan Ya e Sobiech. Bezus descontou.

GRUPO C - PSV 2 x 1 RAPID BUCARESTE, HAPOEL TEL AVIV 2 x 0 LEGIA

A última rodada do grupo C não serviu para nada. PSV, da Holanda, e Legia, da Polônia, já entraram classificados e enfrentaram o Rapid Bucareste e o Hapoel Tel Aviv, respectivamente. O time holandês fez o dever de casa e bateu por 2 a 1 o time romeno, com gols de Manolev e Matavz. Pancu fez o de honra já nos acréscimos. Já o Legia foi até Israel, onde saiu derrotado por 2 a 0 para o Hapoel, que marcou com Toama e Yadin. O PSV fechou a primeira fase com 16 pontos e nenhuma derrota, enquanto o Legia ficou com 9 pontos.