Topo

Saídas e chegada de jogadores garantem 'nova cara' ao meio-campo do Cruzeiro em 2012

Saída anunciada por Fabrício e chegada de atletas mudam a cara do meio celeste - Washington Alves/Vipcomm
Saída anunciada por Fabrício e chegada de atletas mudam a cara do meio celeste Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

16/12/2011 06h01

Apontado como ‘espinha dorsal’ do Cruzeiro, desde à época em que o time era treinado por Adilson Batista, o meio-campo do Cruzeiro terá nova configuração em 2012. Saídas e chegadas de jogadores para o setor já garantem uma ‘cara nova’ na próxima temporada. E a mudança poderá ser ainda mais radical, caso o volante Marquinhos Paraná não renove seu contrato, e o meia Montillo, bastante assediado, deixe a Toca da Raposa.

  • Divulgação/Ceará

    Rudnei, primeiro reforço oficializado para o meio-campo do Cruzeiro, é cara nova no setor

A reformulação do meio-campo celeste, no entanto, não é feita só por jogadores que deixam o clube. Tem os que estão chegando. A contratação do volante Rudnei, que estava no Ceará, já é oficial e Amaral, da mesma posição, que defendeu o América-MG, em 2011, acertou por dois anos, segundo o empresário do atleta, Fábio Mello.

O presidente eleito do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, que tomará posse em sessão solene, na noite desta sexta-feira, na sede campestre, em Belo Horizonte, revelou que um volante estrangeiro já tem pré-contrato assinado com o clube. O nome não foi informado, mas, segundo o dirigente, é um jogador de destaque no futebol sul-americano. A imprensa mineira tem informado que se trata do colombiano Diego Arias.

Já deixaram o Cruzeiro, os volantes Fabrício e Charles. O primeiro, que ainda não teve seu futuro divulgado oficialmente, não acertou a renovação de seu contrato com o clube celeste, que termina no próximo dia 31. Charles, que estava emprestado ao time mineiro, também não fica, pois o Lokomotiv Moscou não aceitou renovar esse empréstimo.

Durante a temporada 2011, o Cruzeiro já havia negociado um outro volante, bastante identificado com a torcida azul, Henrique, que foi negociado com o Santos e que está disputando o Mundial de clubes no Japão. Dessa forma, caso se confirme a saída de Marquinhos Paraná, não restará nenhum dos atletas do meio-campo indicados por Adilson Batista e que levaram o Cruzeiro ao vice-campeonato da Libertadores, em 2009.

A possibilidade de saída de Marquinhos Paraná existe. O procurador do jogador, Cláudio Gombata, admite que ele já conversa com o Sport-PE. Segundo o empresário, a prioridade ainda é do time cruzeirense, mas, admite que há a possibilidade de uma transferência para outro clube.

Além de Montillo, pretendido por Corinthians e São Paulo, que já fizeram propostas para contar com o argentino, o Cruzeiro tem no seu elenco outros sete atletas do meio-campo que defenderam a equipe no Brasileiro deste ano, em que o time escapou do rebaixamento na última rodada. São eles os meias Roger e Bruninho, os volantes Leandro Guerreiro e Everton, além dos jovens da base Sandro Manoel, Eber e Élber. Nem todos, no entanto, têm permanência assegurada.

Fabrício e Marquinhos Paraná chegaram ao Cruzeiro em janeiro de 2008 e fizeram 153 e 226 jogos pelo time azul, respectivamente, marcando 10 e quatro gols. Charles, que teve a primeira passagem entre 2005 e 2008, voltou à Toca da Raposa em julho deste ano.