Topo

Por excesso de estrangeiros no elenco, paraguaio Ortigoza não fica no Cruzeiro

Atacante paraguaio Ortigoza não permanecerá no Cruzeiro na próxima temporada - Juliana Flister/VIPCOMM
Atacante paraguaio Ortigoza não permanecerá no Cruzeiro na próxima temporada Imagem: Juliana Flister/VIPCOMM

Guyanne Araújo

Em Belo Horizonte

17/12/2011 11h01

A confirmação da contratação do volante colombiano Diego Arias feita na sexta-feira à noite pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, durante sua posse na Presidência do Cruzeiro, resultou na liberação do paraguaio Ortigoza. O contrato do atacante, que estava emprestado ao clube celeste, termina no final deste mês e não será renovado.

Com Diego Arias, que se apresenta no início de janeiro para a realização de exames médicos e para fazer a pré-temporada regular do seu novo clube, o Cruzeiro ficaria com cinco jogadores estrangeiros no clube e por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), somente três podem estar em campo e no banco nos jogos do Campeonato Brasileiro.

Por isso, de acordo com o diretor de futebol, Dimas Fonseca, o Cruzeiro achou melhor abrir mão de um de seus jogadores estrangeiros. Como o uruguaio zagueiro Victorino e o meia argentino Montillo são titulares absolutos na equipe, o Cruzeiro teria que escolher entre o atacante Farias e o Ortigoza.

“Nós entendemos que com cinco jogadores  estrangeiros ficaríamos em dificuldade, então em um primeiro momento abrimos mão do Ortigoza”, destacou Dimas Fonseca. O dirigente celeste revela que já comunicou ao procurador de Ortigoza para o atleta poder procurar outro clube e agradeceu a temporada que o jogador ficou à frente do Cruzeiro.

“Sim, já comunicamos ao procurador do Ortigoza que tem toda a nossa liberdade para busca um outro clube, temos que agradecer ao Ortigoza pela participação que ele teve no Cruzeiro e pelo tanto que nos ajudou, ao seu procurador que nos ajudou naquela época concorrendo com o Palmeiras e convenceu o jogador a vir para Belo Horizonte”, comentou.

Ortigoza chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2011, contratado por empréstimo até o final de dezembro. O atacante, que já passou pelo Palmeiras, atuou em 34 jogos e marcou cinco gols com a camisa celeste. Em relação a Farías, que tem contrato em vigor até agosto de 2014, o jogador argentino ganhará nova oportunidade no clube celeste.