Topo

Com defesa muito criticada na temporada, Fla foca na contratação de um zagueiro

O setor defensivo do Flamengo foi alvo de muitas críticas durante esta temporada - Julio Cesar Guimarães/UOL
O setor defensivo do Flamengo foi alvo de muitas críticas durante esta temporada Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

18/12/2011 06h10

A busca por reforços no Flamengo começaram de forma tímida. Estas primeiras semanas foram quase que completamente voltadas à renovação de contratos de peças importantes do elenco e o conflito com a Traffic por conta do pagamento do salário de Ronaldinho Gaúcho. Como os problemas foram praticamente solucionados, o clube partirá para o mercado na busca de jogadores para a próxima temporada e um setor que tem sido considerado prioridade é a zaga.

Flamengo fará proposta pelo goleiro Felipe e renovação deve sair antes do Natal

  • Vinicius Castro/UOL

    Após acertar a permanência de Renato Abreu por mais um ano na Gávea, a diretoria do Flamengo avançou no que diz respeito ao processo de renovação do contrato com o goleiro Felipe. Na última sexta-feira, a cúpula de futebol conversou com Bruno Paiva, empresário do camisa 1, e a definição do caso deve ocorrer na próxima semana

Os primeiros nomes especulados na Gávea foram os de zagueiro. Desde o mexicano Rafa Marques, ex-Barcelona, até mesmo Juan, atualmente na Roma-ITA, muitos nomes para o setor defensivo já surgiram nos bastidores. Ainda não há nenhum nome certo, mas a cúpula de futebol do clube viu que o setor, muito criticado durante a temporada, realmente apresentava deficiências e decidiu procurar nomes que possam dar qualidade à zaga.

A zaga rubro-negra titular nesta temporada foi, na maioria das vezes, composta por Alex Silva e Welinton. O primeiro, veterano vindo do São Paulo, tem a aprovação da diretoria, mas o receio de lesões preocupa a comissão técnica. Já o segundo foi muito criticado pela torcida, embora o técnico Vanderlei Luxemburgo defendesse sua escalação. No entanto, o jogador da base rubro-negra não conseguiu evoluir tecnicamente e ainda apresentou problemas físicos no fim da temporada.

O jovem Gustavo, que fez bom Campeonato Carioca pelo Boavista, foi contratado com uma aposta. No entanto, ele não foi bem nas vezes que ele entrou em campo e também não conseguia ter um bom rendimento nos treinos. Além disso, o Flamengo perdeu Ronaldo Angelim, que se aposentou do futebol.

O clube entende que, para disputar a Libertadores, será preciso um nome com experiência para o setor. A diretoria terá de ir ao mercado em busca de pelo menos um nome para o setor. Os trabalhos para contratação serão intensificados nesta semana e, para a próxima temporada, o clube poderá apresentar uma cara nova na reapresentação do elenco.