Topo

Após Brinner e Andrezinho, Bota busca lateral e mais um zagueiro para o primeiro semestre

Andrezinho será o único reforço para o meio de campo no primeiro semestre de 2012 - Vipcomm
Andrezinho será o único reforço para o meio de campo no primeiro semestre de 2012 Imagem: Vipcomm

Bernardo Gentile

No Rio de Janeiro

19/12/2011 06h05

Após contratar Brinner e Andrezinho, a diretoria do Botafogo pretende contratar apenas mais um zagueiro e um lateral esquerdo para repor o vazio deixado por Cortês, vendido para o São Paulo por R$ 8 milhões. O defensor pretendido é Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, do Japão, e que foi indicado por Oswaldo de Oliveira.

Dirigente anuncia o fim da trajetória de cinco anos de Alessandro no Botafogo

  • Chegou ao fim a trajetória do jogador que mais tempo estava no Botafogo do atual elenco. Alessandro não fazia parte dos planos do técnico Oswaldo de Oliveira e a diretoria decidiu pôr um fim a um vínculo de cinco anos com o lateral, que chegou ao clube em 2007. Sem ser direto, o vice de futebol, André Silva, deixou claro que o futuro do atleta ocorrerá longe de General Severiano.

“A princípio só iremos contratar nestas posições. Entregaremos o grupo ao Oswaldo e aí ele decidirá se precisa de reforços e em quais posições. Não vamos sair contratando que nem loucos, até porque temos um grupo de qualidade nas mãos. Além do lateral esquerdo e de mais um zagueiro, só iremos contratar se o Oswaldo pedir depois de conhecer o grupo”, disse o vice de futebol, André Silva.

O nome para substituir Cortês ainda não foi definido, mas existe a certeza de que não há no grupo algum jogador que possa ser titular. Márcio Azevedo não agradou e deverá ser negociado. Everton e Somália, que também faziam a função, não estarão no elenco em 2012. O contrato do meia terminou e o mesmo voltou para o Tigres, do México, e o volante deverá jogar pelo Bahia, de Joel Santana.

Na zaga, Antônio Carlos é tido como o principal nome e um companheiro de qualidade deverá ser contratado para o ano que vem. Fábio Ferreira tem seu vínculo com o Alvinegro se encerrando no fim do mês, mas deve renovar e disputar posição com os possíveis reforços. O mais provável é a vinda de Túlio Tanaka, mas o time japonês dificultou  negociação dizendo que não tem o interesse em liberá-lo. O defensor está passando as férias no Brasil e já afirmou que sua vontade é defender o Glorioso em 2012.

Durante a temporada de 2011, o Botafogo não teve o que reclamar da lateral direita, que contou com uma intensa disputa entre Lucas e Alessandro. O segundo, no entanto, não renovou com o clube, deixando uma vaga aberta. A diretoria, porém, não tem pressa para repor esta posição, já que Lucas é considerado um bom jogador.

Os jogadores do Botafogo se reapresentarão no dia 4 de janeiro, em General Severiano, onde realizarão testes físicos. Em seguida, o grupo viajará para Saquarema, cidade da Região dos Lagos, dando prosseguimento à pré-temporada no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei.