Topo

"Tabelinha" exalta Barcelona, lamenta apatia de Ganso e espera amadurecimento de Neymar

Juca e Birner esperam Neymar mais maduro após primeiro confronto contra Messi - AFP PHOTO/KAZUHIRO NOGI
Juca e Birner esperam Neymar mais maduro após primeiro confronto contra Messi Imagem: AFP PHOTO/KAZUHIRO NOGI

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/12/2011 19h46

O último “Tabelinha” de 2011 teve como tema o Mundial de Clubes e a impiedosa goleada do Barcelona sobre o Santos na decisão do título. Antes de iniciarem a análise do jogo, Juca Kfouri e Vitor Birner lembraram que o time catalão é o melhor do mundo e que não foi a conquista do troféu que confirmou essa situação, da mesma forma que o Santos não tem o segundo melhor time do planeta por ter ficado com o vice-campeonato.

Os jornalistas criticaram a postura apática dos brasileiros no aguardado duelo, mas viram situações distintas para os dois protagonistas do alvinegro. Enquanto Ganso foi criticado pela omissão na partida e por ter se acomodado com a marcação, Juca e Birner acreditam que Neymar poderá amadurecer e que o astro santista é muito consciente e evita qualquer tipo de comparação com o argentino Lionel Messi.

Muricy Ramalho também foi alvo de debate no programa. Para Vitor Birner, o treinador abriu mão de armar um esquema defensivo para não ser crucificado caso o alvinegro perdesse mesmo se adotasse uma postura mais precavida. “Se o Muricy faz isso, todo mundo acreditaria que o time que jogou seria capaz de enfrentar o Barcelona de verdade”, analisou. Para o comentarista, faltou também um pouco de “maldade” com a bola rolando. “Não é para quebrar ninguém. Mas faltou fora da bola um cutucão, beliscãozinho. Pontapé é outra coisa”, opinou, para deixar claro que não se referia à violência.

Juca foi enfático ao elogiar o poder de fogo dos espanhóis e lembrou que o Barcelona é uma equipe que investe milhões de euros em suas categorias de base. O jornalista aproveitou para criticar o abandono das equipes de base da seleção brasileira, para ele abandonada em detrimento à “grife seleção brasileira”.

Craque da final do Mundial, da competição e favorito a ser eleito pela terceira vez o melhor jogador do mundo, Messi foi eleito o “Chuteira de Ouro” da semana, enquanto os técnicos brasileiros receberam em conjunto o troféu “Perna de Pau”. Na última “Bola de Cristal”, Birner levou a melhor e acertou os dois palpites (Santos e Barcelona na final e o clube catalão como campeão). Juca acertou os finalistas, mas errou na hora de apontar o Santos como vencedor.

O “Tabelinha” sai de férias e volta ao ar no dia 6 de fevereiro de 2012.