Topo

STJD pune Felipe e Renato Abreu com quatro jogos por confusões no Vasco e Fla

Renato cumprirá suspensão de quatro jogos no Campeonato Brasileiro do ano que vem - Julio Cesar Guimarães/UOL
Renato cumprirá suspensão de quatro jogos no Campeonato Brasileiro do ano que vem Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

21/12/2011 18h32

Um dos 12 processos julgados na tarde desta quarta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) envolveu o clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela última rodada do Brasileirão, e que rendeu muita discussão em campo devido à polêmica arbitragem de Péricles Bassols. Baseada em provas de vídeo e no relato da súmula, a Comissão Disciplinar puniu três atletas que participaram do jogo: o rubro-negro Renato Abreu e os vascaínos Felipe e Jumar.

Súmula acusa Renato, do Fla, e Felipe, do Vasco, de xingar e ameaçar arbitragem

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    O clássico da última rodada do Campeonato Brasileiro, entre Vasco e Flamengo, pode complicar a vida dos meias Renato, do Flamengo, e Felipe, do Vasco. O árbitro Péricles Bassols entregou à CBF a súmula do jogo acusando os dois jogadores de terem o xingado e ainda o ameaçade agressão no empate de 1 a 1 pela 38ª rodada da competição

Por maioria de votos, o volante cruzmaltino pegou gancho de um jogo após ter sido indiciado no artigo 254 (praticar jogada violenta, atuando de forma temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário), inciso II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No segundo tempo do Clássico dos Milhões, Jumar cometeu falta violenta sobre Junior Cesar e recebeu o segundo cartão amarelo, que resultou no vermelho.

Já nos casos de Felipe e Renato Abreu, também punidos por maioria de votos, o artigo citado foi o 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, desrespeitando os membros da equipe de arbitragem, ou reclamando desrespeitosamente contra suas decisões), inciso II.

 Enquanto o rubro-negro foi citado na súmula chamando o árbitro de “safado” e ameaçando “ dar porrada”, o meia cruzmaltino foi acusado de ofender e ameaçar Péricles Bassols da seguinte forma: “Você é um c..., um ladrão safado. Eu sei onde você treina e vou te pegar”.

Como as indisciplinas de Renato Abreu, Felipe e Jumar foram cometidas durante um jogo de Campeonato Brasileiro, os ganchos só poderão ser aplicados em partidas válidas por competições nacionais. Como Vasco e Flamengo não vão participar da Copa do Brasil, por estarem na disputa da Libertadores, as punições serão válidas apenas para o Brasileirão 2012.