Topo

Grêmio rejeita André Lima e informa que jogador não será aproveitado em 2012

André Lima não rendeu o esperado nesta temporada e está autorizado a buscar clube - Edu Andrade/Agência Freelancer
André Lima não rendeu o esperado nesta temporada e está autorizado a buscar clube Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

29/12/2011 12h00

O Grêmio tornou oficial o que já havia definido desde o fim do Brasileirão: não irá aproveitar André Lima em 2012. O centroavante que acabou o ano como titular foi informado que está autorizado a procurar clube para a temporada seguinte. Segundo o diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, tal situação se deve às novas opções de ataque.

  • Divulgação/Ninibin

    André Lima posa com boneco comercializado pelo Grêmio em temporada de insucessos do atleta

André encerrou o ano com 38 jogos e 15 gols. Sua trajetória no clube começou em 2010, quando apresentou muitas qualidades ao substituir Borges na reta final do Brasileiro. A boa campanha gerou renovação por 3 anos, algo inédito em sua carreira, marcada por trocas de clube. Mas algo que é comum ao camisa 99 voltou a acontecer e ele não cumprirá todo vínculo com o time tricolor. Curiosamente, o departamento me marketing gaúcho, inclusive, tentou comercializar um boneco do atleta, sem sucesso.

A temporada passada, também, foi marcada por lesões. O jogador ficou mais de quatro meses afastado após cirurgia no joelho direito. Ao fim, após não conseguir render o esperado durante todo o ano, ele foi liberado para acertar com o Palmeiras, não gostou da desvalorização, voltou, mas agora está oficialmente autorizado a procurar outro clube.

"Estamos conversando. Vamos achar uma solução. O André não está na relação dos jogadores que vão para a pré-temporada. O jogador tomou conhecimento, falei com ele, e o empresário também", disse Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Grêmio, à Rádio Guaíba.

A liberação se deve às novas opções no ataque do time tricolor portoalegrense. Além de Leandro, Miralles, Brandão e Yuri Mamute, que já estavam no elenco, chegaram Kleber Gladiador e Marcelo Moreno, e também houve o retorno de Júnior Viçosa, que estava emprestado ao Sport.

"Estive 100 dias com ele e não houve problema. É uma questão de opção de atacantes. Marcelo Moreno, Kleber, Leandro, Miralles, Yuri e Junior Viçosa vão subir a serra para pré-temporada", esclareceu Pelaipe.

A direção gremista busca, ainda, a ampliação do contrato de Brandão. Inicialmente, o vínculo do atleta vai até o meio de 2012, automaticamente renovado. No entanto a ideia é prorrogar até o fim do ano. Por isso, seu nome ainda é dúvida na lista dos que participam da pré-temporada. Caso renove, Brandão vai para Bento Gonçalves, caso contrário, será devolvido.

O elenco do Grêmio se reapresenta no dia 4 de janeiro. Após a realização de exames e abertura formal da temporada, os atletas embarcam na manhã do dia 6 para Bento Gonçalves, onde realizam pré-temporada.