Topo

Grêmio descarta uma dezena de zagueiros e estuda alterar posição de Mário

Mário pode voltar a ser zagueiro pela dificuldade encontrada para reforçar o Grêmio - Edu Andrade/Agência Freelancer
Mário pode voltar a ser zagueiro pela dificuldade encontrada para reforçar o Grêmio Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

30/12/2011 06h01

Descartar, este tem sido o verbo mais conjugado pela direção do Grêmio quando o assunto é zagueiros. Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do clube gaúcho, já negou mais de 10 jogadores. Argentinos, uruguaios, brasileiros, todos foram prontamente afastados. As dificuldades no mercado induzem o time tricolor a buscar uma alternativa "caseira". Com isso, Mário Fernandes pode ter posicionamento alterado mais uma vez.

Partirá de Caio Jr a definição sobre o posicionamento de Mário. O jogador, conhecido pela fuga do Grêmio em 2009 e pela negativa à seleção brasileira em 2011, teve ótimas atuações pela lateral-direita no último Brasileirão, ganhando, inclusive, o prêmio Bola de Prata da revista Placar. No entanto sempre deixou claro que poderia normalmente voltar a sua posição de origem: a zaga.

A ideia do novo treinador gremista é montar uma equipe veloz. Velocidade não falta a Mário. Além disso, o comandante solicitou a permanência de Gabriel e Edílson, ambos laterais, para o elenco do próximo ano. Indícios claros que mais uma vez o tímido jogador do interior paulista será questionado sobre atuar no centro ou no flanco da defesa, pergunta que o faz sorrir muito pelo número de vezes que já foi respondida.

Desábato, Anderson Polga, Botinelli, Juan, Alex, Henrique do Palmeiras, Miranda, Luisão, Lugano e Henrique do Bordeaux formam a dezena de defensores cuja resposta foi a mesma da direção gremista: "Não é este o nome que estamos tratando". Por outro lado, a promessa é de um jogador que agrade a torcida, algo que aconteceu no anúncio do uruguaio Sorondo, ex-Internacional.

Atualmente, o elenco gremista conta com Pablo, Douglas Grolli e Sorondo, recém chegados, além de Saimon e Vilson, que permaneceram no clube da temporada passada. Rodolfo, Edcarlos e Rafael Marques foram liberados. O último ainda não tem futuro definido e é disputado por Sport e Portuguesa.

As dificuldades impostas pelo mercado, portanto, indicam mais uma mudança na vida de Mário Fernandes. O elenco do Grêmio se reapresenta no dia 4 de janeiro. A pré-temporada inicia dia 6 e será realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.