Topo

Flamengo tenta organizar terceiro amistoso na pré-temporada de 2012, desta vez na Bolívia

Ronaldinho Gaúcho terá de passar por este processo de adaptação à altitude de Potosí - Vipcomm
Ronaldinho Gaúcho terá de passar por este processo de adaptação à altitude de Potosí Imagem: Vipcomm

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

31/12/2011 12h02

O Flamengo dividirá sua pré-temporada em duas. A primeira parte será realizada em Londrina-PR, onde já estão agendados amistosos contra o Londrina, time da casa, e o Corinthians. A segunda parte será realizada em Sucre-BOL, para que os jogadores possam se adaptar a altitude boliviana na estreia da Copa Libertadores, contra o Real Potosí-BOL, no dia 25 dde janeiro. O objetivo da cúpula de futebol rubro-negra é que a equipe consiga disputar também na Bolívia também uma partida amistosa antes do primeiro jogo do torneio internacional.

Flamengo estuda oferta por Love e planeja utilizar jovens na Taça Guanabara

  • AP Photo/Paulo Duarte

    Vagner Love é uma obsessão do Flamengo para a temporada 2012. A situação envolvendo o jogador será tratada após a reapresentação do elenco, marcada para o dia 3 de janeiro, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Rubro-Negro fará uma oferta para ter o atacante do CSKA-RUS até R$ 15 milhões e espera dobrar a resistência característica dos russos

Ainda não há um adversário ou data definida para este amistoso em solo boliviano. No entanto, a cúpula de futebol do clube tenta ver com clubes locais e até mesmo equipes amadoras para que os jogadores do Flamengo possam se acostumar ao esforço físico realizado na altitude. Sucre está 2.800m acima do nível do mar, 1.100m a menos de Potosí, onde será realizada a partida de estreia da Libertadores.

Este assunto acabou ficando em segundo plano na Gávea. Inicialmente, depois que ficou decidido que parte da pré-temporada rubro-negra seria na Bolívia, os esforços da diretoria ficou em buscar um alojamento para abrigar os jogadores e um local de treino para que se fossem realizadas as atividades. Além disso, havia a preocupação de como a delegação iria se deslocar de Sucre para Potosí. As cidades estão cerca de 150km de distância, mas há uma diferença de altitude de cerca de 1.000 metros entre uma cidade e outra.

Não é a primeira vez que o Flamengo viaja até Potosí. Na Libertadores de 2007, os comandados do então técnico Ney Franco não tiveram o mesmo tempo para se preparar para este jogo na altitude. Por isso, na época, os atletas foram submetidos a exercícios em uma câmara hiperbárica, que simula os efeitos da altitude. Durante o duelo, muitos jogadores demonstaram desgaste com o clima e tiveram de recorrer a tubo de oxigênio durante a partida. De toda forma, o Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 na Bolívia, gols de Roni e Obina.

A preparação na Bolívia fará com que muitos jogadores não faça a estreia da temporada, no Campeonato Carioca, no dia 22. A equipe que entra em campo contra o Bonsucesso, pela Taça Guanabara, será composta dos reservas que não forem escalados para viajar para a Bolívia. O time principal vestirá a camisa rubro-negra oficialmente pela primeira vez em 2012 neste duelo em Potosí.