Topo

Inter projeta grupo enxuto em 2012 e não teme perder destaques para a Europa

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

31/12/2011 06h08

O principal objetivo do Internacional no primeiro semestre de 2012 é conquistar o tricampeonato da Copa Libertadores da América, por isso, o presidente Giovanni Luigi descarta qualquer possibilidade de vender os principais destaques da equipe na última temporada. Mesmo com vários clubes demonstrando interesse em contratar o goleador Leandro Damião e o meia Oscar, a intenção é manter os dois no grupo do técnico Dorival Júnior.

"Não temos nada sobre nenhum jogador do Inter. Nenhuma negociação ou sondagem. Tradicionalmente, essa janela transferências que está por abrir é bem menor do que a de junho", revelou o mandatário do clube gaúcho.

Por outro lado, a direção planeja "enxugar" o grupo profissional para aliviar a folha de pagamento e também facilitar a administração do elenco. Só em dezembro, 14 foram emprestados, negociados, tiveram os contratos encerrados ou foram recolocados em outros clubes. Na próxima semana, os dirigentes definirão os futuros do zagueiro Dalton, do meia Marquinhos e do volante Glaydson, que não devem ser aproveitados e tem o interesse de outras agremiações 

Além destes, outros quatro jogadores não definiram se permanecem. Bolívar interessa ao Flamengo, mas nenhuma proposta oficial foi feita. O zagueiro Juan foi vendido ao Banco BMG e os donos dos vínculos federativos ainda não decidiram onde ele irá jogar em 2012. Wilson Matias deve ter o contrato rescindido e o lateral Kleber aguarda por um acerto do Inter com a DIS, que quer ser ressarcida pelo investimento que fez antes de colocar o defensor no clube.

"Em 2012 queremos ter um grupo um pouco mais enxuto. Não só pela questão financeira, que é a principal, mas também para administrar melhor o elenco", declarou Luigi.

A proposta do técnico Dorival é trabalhar com um elenco de 28 a 30 jogadores. A reapresentação está marcada para a próxima quarta-feira. No dia 6, iniciam os treinamentos da pré-temporada, em Gramado. O primeiro jogo oficial ocorre no dia 18, contra o Novo Hamburgo, no estádio do Vale, às 22h. Ainda não está definido se o time principal ou o Inter B estará em campo. A decisão deve ocorrer na próxima semana.