Topo

Inter aposta em vantagem no primeiro jogo para chegar à fase de grupos da Libertadores

Goleiro Muriel quer que o Internacional faça o resultado já no primeiro jogo contra o Once Caldas - Lucas Uebel/Vipcomm
Goleiro Muriel quer que o Internacional faça o resultado já no primeiro jogo contra o Once Caldas Imagem: Lucas Uebel/Vipcomm

Do UOL Esporte<br> Em Porto Alegre

02/01/2012 06h00

O Internacional abre a competição mais importante do ano poucos dias depois de terminar sua pré-temporada. O primeiro duelo pela fase preliminar da Libertadores já ocorrerá dia 25 de janeiro, e será em casa, contra o Once Caldas, da Colômbia. Por isso, a estratégia para chegar à fase de grupos já está definida: abrir vantagem no primeiro jogo.

Isto porque, para a partida de volta, marcada para dia 1º de fevereiro, em Manizales, na Colômbia, além do adversário de campo, a altitude será oponente. Mais de 2 mil metros acima do nível do mar, o grupo espera adaptação, mas acredita que é necessário entrar em vantagem.

"Já tive algumas experiências no ano em que o Fossatti [Jorge, treinador] estava no Inter [2010]. Estive no Equador e pude ter esta experiência com altitude. Vou me preparar nos treinamentos. Vamos com dias de antecedência para entrar da melhor forma possível. O importante é fazer o resultado no primeiro jogo, em casa", garantiu o goleiro Muriel.

A reapresentação do grupo de atletas do Inter está marcada para dia 4 de janeiro. Dia 6 o elenco embarca para Gramado, onde realiza pré-temporada até o dia 20. No Gauchão, a equipe tende a ser suplente, com possibilidade de utilização do Sub-23.

Caso consiga superar o Once Caldas, com vantagem obtida no jogo de ida, em casa, o Inter irá manter a escrita histórica da pré-Libertadores. Desde o início da fase preliminar, em 2005, foram 45 enfrentamentos. Nestes, 39 vezes quem não perdeu a primeira partida chegou na próxima fase.