Topo

Sonhando com Grêmio, Bergson aguarda abertura do mercado asiático para sair

Bergson aguarda abertura do mercado asiático para transferência por empréstimo - Bruno Junqueira/TXT ASSESSERIA
Bergson aguarda abertura do mercado asiático para transferência por empréstimo Imagem: Bruno Junqueira/TXT ASSESSERIA

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

03/01/2012 09h44

Todo jovem sonha em se firmar no clube que o projetou. Com Bergson não é diferente. Destaque da Copa São Paulo de 2010, o garoto recebeu poucas chances no Grêmio e já foi emprestado duas vezes. Ainda almejando oportunidades em Porto Alegre, ele é ciente que não as terá neste ano e aguarda a abertura do mercado asiático para nova investida.

Isto porque Bergson teve boa participação pelo Samsung Bluewings, da Coreia do Sul. Lá foi titular, teve trajetória elogiada, mas acabou se lesionando e sendo devolvido após a contratação de outro atleta.

"O início foi muito bom. Participei de bons jogos, marquei gols, o técnico chegou a me chamar de filho, o que causou até espanto no vestiário, porque eles são mais fechados. O torcedor gostava dos meus dribles e gritava meu nome. Mas sofri uma lesão e se levou muito tempo para descobrir que era uma pubalgia, então acabei ficando quase dois meses parado. Isso acabou tirando meu espaço quando estava conseguindo me afirmar. Voltei precisando recuperar ritmo na fase quente das competições. Acho que há espaço sim. Eu estava bem quando me machuquei. Se acontecer de ir para lá, posso fazer isso de novo", disse o jogador ao UOL Esporte através de sua assessoria de imprensa.

No segundo semestre de 2011, ele esteve no Vila Nova-GO. Atualmente se prepara para a próxima temporada, sabendo que não será aproveitado pelo Grêmio. Muitas propostas já apareceram, mas como a abertura do mercado asiático ocorre somente dia 16 de janeiro, as mais atrativas - da Coreia e da China - estão em compasso de espera.

"Eu quero jogar, quero ter uma boa sequência, algo que ainda não consegui no profissional como gostaria, por um motivo ou por outro. Algumas propostas já chegaram para o meu empresário [Efraim Mendonça], mas estamos conversando e analisando. Nessa época acontecem muitas ligações, muitos contatos, muitas sondagens, mas nem sempre as propostas são oficializadas. Estou tranquilo, mantendo a forma durante as férias e esperando para ver o que vai acontecer", explicou.

Mesmo já rodado, Bergson tem somente 20 anos e aposta no contrato longo que tem com o Grêmio para ser utilizado no clube que o projetou. O vínculo atual vai até outubro de 2014. Além das participações no clube portoalegrense, no Vila Nova-GO e no Bluewings, ainda consta no currículo do atacante convocações para seleções Sub-19 e Sub-20 do Brasil.

"Todo jogador sonha em jogar no clube onde virou profissional. Comigo não é diferente. Entendo que futebol é momento, que é preciso aproveitar cada oportunidade. Eu ainda estou buscando meu espaço no futebol, tentando me firmar. Tenho contrato longo no Grêmio e tudo pode acontecer. Sei que vou vencer. No Grêmio ou fora", finalizou.