Topo

Palmeiras aposta em desacreditados e incha meio com 'medalhões problemáticos'

Carlos Alberto, Valdivia e Daniel Carvalho formam meio campo polêmico no Palmeiras - Montagem com fotos de Angelo Pontes/AGIF, Fernando Santos/Folhapress e Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Carlos Alberto, Valdivia e Daniel Carvalho formam meio campo polêmico no Palmeiras Imagem: Montagem com fotos de Angelo Pontes/AGIF, Fernando Santos/Folhapress e Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em São Paulo

07/01/2012 10h02

Depois de ser criticado pela falta de contratações para a temporada 2012, o Palmeiras resolveu agir com uma estratégia polêmica e arriscada. A diretoria concentrou seus esforços na busca de jogadores medalhões para o meio de campo conhecidos na carreira como problemáticos.

A equipe já conta com Valdivia que é ídolo da torcida e colecionou polêmicas no ano passado. Agora, vai disputar posição com outros dois atletas no mesmo perfil que têm mais algo em comum. Daniel Carvalho e Carlos Alberto vivem fase difícil na carreira em baixa em seus clubes Atlético-MG e Vasco.

Nesta sexta-feira, o presidente Arnaldo Tirone confirmou a chegada do meia cruzmaltino que já fez até exames médicos. Ele não tem mais clima para ficar no clube carioca depois de se desentender com o presidente Roberto Dinamite e ser acusado de rachar o grupo.

Carlos Alberto tem sua qualidade técnica reconhecida, mas é contestado. Tem ainda 27 anos, mas já passou por dez clubes e costuma frequentar as manchetes dos jornais. Em sua passagem pelo São Paulo se envolveu em uma briga com o colega Fábio Santos que acabou em agressão física e foi afastado do elenco.

No Botafogo, foi artilheiro do time na Copa Sul-Americana 2008, mas também teve problemas de relacionamento. Acabou deixando o clube antes do fim do contrato e foi à Justiça exigir seus direitos. Em 2010 foi para o Grêmio, mas ficou menos de um ano. Se revoltou com a reserva e seu comportamento foi fundamental para a saída.

Daniel Carvalho está perto de ser confirmado como nova contratação do Palmeras em uma troca envolvendo Pierre. Ele também tem uma carreira vitoriosa com passagem até pela seleção brasileira, mas está longe de ser unanimidade. Tem fama de baladeiro e trava uma luta contra o peso, sendo chamado de gordo até pelos próprios companheiros.

Em sua carreira, colecionou desavenças com técnicos. Criou polêmica com Tite ao reclamar da reserva no Internacional, em 2008, e com Dorival Júnior, no ano passado, também por não ser escalado. Precisou pedir uma segunda chance ao presidente Alexandre Kalil para não ser afastado.

Valdivia não fica atrás dos novos companheiros. É um dos principais ídolos recentes da torcida do Palmeiras, mas não é lembrado só por isso. Além da sequência de lesões, em 2011 estampou as páginas policiais dos jornais.

Foi parar na polícia depois de ser extorquido por um fotógrafo que tirou uma foto do atleta beijando uma mulher que não era sua esposa. Ainda foi afastado da seleção chilena por problemas de indisciplina depois de chegar embriagado a um treino.