Topo

Aposentadoria de Marcos abre disputa para vaga de goleiro no Palmeiras

Deola assume titularidade com saída de Marcos, mas vaga na reserva está aberta - Fabio Braga/Folhapress
Deola assume titularidade com saída de Marcos, mas vaga na reserva está aberta Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

08/01/2012 06h02

A aposentadoria de Marcos deixou o caminho livre para Deola finalmente assumir o posto de titular após 12 anos de Palmeiras. Mas a disputa está acirrada para o banco de reservas e outros quatro atletas formados na base buscam um posto. A diretoria confia em sua safra de goleiros e descarta contratar jogadores para a posição.

Deola deve ter Bruno como substituto imediato. Mas Raphael Alemão, de 23 anos, também está de olho em uma oportunidade, enquanto Fábio Szymonek, de 21 anos, e Guilherme Pegorari, de 20 anos aguardam uma chance.

O vice de futebol Roberto Frizzo considera que Felipão está bem servido. “A posição que menos preocupa hoje é a de goleiro. Tem sido assim na história do Palmeiras, que tradicionalmente tem uma boa escola. Não vejo necessidade de contratarmos alguém agora. O Deola fez uma boa temporada, tem o Bruno que está voltando, e essa meninada está louca para jogar”, disse.

Bruno já teve chances como titular, principalmente em 2009, e está no clube neste inicio de temporada depois de ser emprestado para a Portuguesa. Raphael é o titular do Palmeiras B e ajudou a equipe a conquistar o acesso para a Série A-2 no primeiro semestre de 2010. Logo depois subiu para o profissional e foi quem mais ficou no banco de Deola no Brasileirão: 12 vezes.

OS CANDIDATOS AO GOL

Deola
Nascimento: 19/04/1983
Altura: 1,88m
Peso: 86kg
Bruno
Nascimento: 27/06/1984
Altura: 1,95m
Peso: 88kg
Raphael Alemão
Nascimento: 17/08/1988
Altura: 1,97m
Fabio
Nascimento: 11/05/1990
Altura: 1,96m
Pegorari
Nascimento: 12/07/91
Altura: 1,92m

“Só de fazer parte deste seleto grupo de goleiros do Palmeiras já me deixa muito honrado. Conviver todos os dias com ícones da profissão como o ‘seu’ Valdir [Joaquim de Moraes, consultor técnico], o Carlão [Pracidelli] e o Marcos é um aprendizado constante. Além disso, somos uma família aqui, todos nos ajudamos a estar o melhor possível para quando o Palmeiras precisar de nós”, afirmou, em entrevista ao site oficial do clube.

Fábio Szymonek também sonha com uma chance. Apesar da pouca idade, 21, ficou oito vezes no banco de reservas de Deola depois de voltar de empréstimo da Juventus onde disputou o Paulistão 2010. O arqueiro já havia feito parte do grupo principal quando Vanderlei Luxemburgo era o treinador e até viajou para uma partida da Libertadores em Quito-EQU.

Mas talvez quem esteja mais feliz com a mudança é o jovem Guilherme Pegorari. A saída de Marcos lhe rendeu o acesso para o profissional. Até então, ele fazia apenas treinos esporádicos com o grupo principal.

“Agora, o [Carlos] Pracidelli [preparador de goleiros] me alçou para o time de cima, e eu não poderia estar mais contente. Temos que pensar a longo prazo, mas também no presente. Nós respeitamos o Deola e o Bruno, sabemos que eles estão na nossa frente, mas estamos trabalhando firme e ficamos sempre espertos, bem treinados. Jogar no gol do Palmeiras não é nada fácil”, afirmou.

O preparador Carlos Pracidelli não esconde o orgulho dos pupilos e confia plenamente na capacidade deles. “O Marcos é insubstituível, mas aqui temos ótimos goleiros. Todos os que estão no elenco têm ótimas condições de vestir a camisa do Palmeiras e temos goleiros para muitos anos. Estou muito tranquilo com esses meninos, temos ainda o Fábio e o Raphael que são muito elogiados pelo Felipão”, afirmou.