Topo

Problema no joelho tira Sorondo da pré-temporada e Grêmio pode rescindir contrato

Problema no joelho afasta Sorondo, que volta para Porto Alegre para fazer exames - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Problema no joelho afasta Sorondo, que volta para Porto Alegre para fazer exames Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)*

08/01/2012 17h33

A pior suspeita dos gremistas se concretizou. Sorondo teve problemas no joelho. O clube informou que o jogador sentiu dores no treinamento desta manhã, além do mal-estar informado desde cedo. Por isso ele retornou a Porto Alegre para fazer exames e não tem sequência garantida nos treinos. Caso seja confirmada lesão, o contrato do jogador é automaticamente rescindido.

Sorondo sentiu tonturas e enjoo pela manhã na atividade com bola do time tricolor. No entanto o problema foi maior que o esperado. Após começar o treino de campo, ele precisou sair e regressou ao hotel. Mesmo estando bem na apresentação e passando pelos exames médicos antes de ser anunciado, o joelho direito voltou a o trair.

"É uma situação muito triste. Ver um homem de 32 anos chorar como uma criança como eu vi hoje, é complicado. É uma coisa que abalou o grupo", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio Paulo Pelaipe.

O problema ocorreu no mesmo joelho operado em 2011: o direito. Mas como já passou por cirurgia em ambos, o quadro é alarmante. Sorondo praticamente não atuou no período de quatro temporadas em que esteve no Internacional por repetidas lesões.

"Foi uma entorse no mesmo joelho operado. Vamos fazer outros exames para ver se ele precisará ficar com uma grande parada", disse o médico Paulo Rabaldo. "Ele não tinha nenhum resquício de lesão. Toda musculatura estava corretamente recuperada. Foi uma fatalidade", concluiu.

Sorondo já rompeu os ligamentos de ambos os joelhos. Além disso, em 2011 teve lesão na clavícula. Ignorando o temor por novos períodos afastado, o Grêmio efetivou sua contratação. Ele parecia muito motivado, mas teve alegria abreviada novamente.

"Até pela questão humana, caso seja necessário período de recuperação, se houver mesmo lesão, o Grêmio disponibiliza todo departamento médico. Se mostrou um grande profissional. Mas temos o resguardo no contrato e vamos nos manifestar em 24 horas caso seja necessário", acrescentou Paulo Pelaipe. A manifestação que pode ser necessária irá informar o fim de sua ligação com o clube do Olímpico.

Segundo o médico Paulo Rabaldo, se for constatada lesão, o jogador precisará de ao menos 8 meses de recuperação. Nos testes antes da contratação, nada foi constatado.

Com 32 anos, Sorondo se destacou no futebol uruguaio, teve passagem pela Europa, pela seleção nacional, mas no Brasil passou período maior no departamento médico do Internacional do que jogando. No Grêmio, até agora, foram dois dias de treinamento e já a primeira incursão no DM, que pode ser a única caso exista realmente problema grave.

*Atualizado às 18h41